O confronto de logo mais promete ter "clima hostil" com muita marcação e pouco espaço para jogar (Foto/Sergio Moraes/Reuters)
A decisão da Copa do Brasil está cada vez mais próxima. No domingo (20), Corinthians e Flamengo se encontram pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, às 16h. No jogo de ida, os cariocas jogaram bem e saíram na frente, mas terão que enfrentar um Timão embalado e diante da sua Fiel Torcida, que promete fazer barulho durante os 90 minutos.
JOGO DE IDA
No Maracanã, em partida que marcou a estreia de Filipe Luís à frente do clube, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Alex Sandro. Com isso, o Corinthians precisa vencer por dois gols para garantir sua classificação no tempo normal. Em caso de vitória por apenas um, a vaga na final será decidida nos pênaltis. O empate classifica o Rubro-Negro.
CORINTHIANS
Em busca do seu quarto título de Copa do Brasil, nesta edição, o Corinthians passou por Cianorte (primeira fase), São Bernardo (segunda fase), América-RN (terceira fase), Grêmio (oitavas) e Juventude (quartas). Na última quinta-feira, o Alvinegro viveu uma noite praticamente perfeita ao vencer o Athletico-PR, rival direto na luta contra o rebaixamento, por 5 a 2. Com direito a gol de falta de Memphis Depay, a equipe foi superior e conquistou três pontos importantes no Brasileiro.
Reservas no último jogo, Romero e Fagner devem voltar ao time titular na próxima partida. A grande dúvida é a utilização de Igor Coronado. O meia, que começou como reserva, pode aparecer entre os onze iniciais no confronto de domingo.
A principal ausência para o jogo contra o Flamengo é Depay, que não foi inscrito a tempo na competição. O volante Ryan, que sofreu uma fratura na base do quinto metatarso do pé esquerdo, também é desfalque. Ruan Oliveira e Maycon, que passaram por processos cirúrgicos após lesionarem o joelho, não atuam mais em 2024 e seguem de fora.
Depois da partida contra o Athletico-PR, o técnico Ramón Díaz e seu filho e auxiliar Emiliano Díaz participaram da coletiva de imprensa. Emiliano exaltou os torcedores e definiu a semifinal da competição como uma “guerra”.
“Aqui, esse estádio fala, é impressionante. O apoio é incondicional. Já falei um monte de vezes o que transmite a Arena e a torcida. Não gosto de repetir, mas domingo é guerra. São finais que temos que jogar, e esperamos competir e fazer um bom jogo para toda a torcida.”, destacou.
FLAMENGO
Campeão da Copa do Brasil em 2022 e vice no ano passado, o Flamengo faz uma temporada considerada decepcionante por boa parte da torcida. Eliminado da Libertadores e distante da liderança do Brasileirão, o clube busca conquistar o penta da competição para “salvar” o ano. Nesta edição, passou por Amazonas (terceira fase), Palmeiras (oitavas) e Bahia (quartas).
Após duas boas partidas no comando, Filipe Luís sofreu sua primeira derrota, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu por 3 a 0, no Maracanã. Para domingo, o técnico contará com as voltas de De La Cruz, Gerson e Pulgar. Desgastados fisicamente após servirem suas seleções na Data Fifa, os jogadores foram preservados pela comissão técnica e não estiveram entre os relacionados para o Fla-Flu, mas devem ser titulares contra o Corinthians.
Arrascaeta, que também retornou após defender sua seleção e esteve como opção no banco de reservas, deve começar jogando contra o Timão. Com os quatro jogadores à disposição, Allan, Alcaraz, Matheus Gonçalves e Fabrício Bruno, que foram escalados no clássico, não devem iniciar o próximo jogo. Léo Ortiz, que foi titular atuando como volante, provavelmente voltará a jogar como zagueiro, sua posição de origem.
Embora possa contar com “reforços” de peso, o Flamengo segue com diversos jogadores no departamento médico. A principal ausência segue sendo o atacante Pedro, artilheiro do futebol brasileiro em 2024. O camisa 9 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treino da Seleção Brasileira e só voltará a atuar no ano que vem. Everton Cebolinha, que rompeu o tendão de aquiles do tornozelo esquerdo, e Viña, que lesionou o ligamento cruzado do joelho direito, também não estarão mais em campo nesta temporada. Luiz Araújo, ainda se recuperando de uma fratura na cartilagem do joelho direito, não estará disponível. Fechando a lista de desfalques, Carlinhos não estará à disposição porque já atuou na competição pelo Nova Iguaçu.
Sobre o jogo de domingo, sinceramente, nem olhei o Corinthians ainda. Na semana passada, fiquei olhando o nosso time e nessa semana comecei a preparar o Fluminense. A partir de amanhã (sexta) vou começar a estudar o Corinthians, ver que possíveis mudanças de sistema eles podem apresentar. Hoje (quinta) é digerir a derrota. Dói muito mais desse lado do que como jogador. É digerir isso para poder levantar e preparar bem esse jogo de domingo. Mas não posso adiantar nada porque não estudei o Corinthians ainda”, afirmou.
CORINTHIANS - Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu;
Martínez, Breno Bidon e Carrillo (Coronado); Garro, Romero e Yuri Alberto
Técnico: Ramón Díaz
FLAMENGO - Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Alex Sandro;
Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Bruno Henrique e Gabi
Técnico: Filipe Luís