Esta foi a primeira vez que a Croácia venceu Portugal em quase 30 anos; Cristiano Ronaldo ficou no banco (Foto/Instagram)
Em seu último amistoso antes da estreia na Eurocopa 2024, a Croácia venceu Portugal por 2 a 1 neste sábado (8) no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa. Luka Modric e Budimir marcaram pelo time croata e Diogo Jota fez gol para a equipe portuguesa. Foi a primeira vez em oito jogos que os croatas conseguiram vencer os portugueses.
Esta foi a primeira vez que a Croácia venceu Portugal em quase 30 anos. Até então, as equipes haviam disputado sete confrontos, desde 1996, com cinco vitórias de Portugal e dois empates.
O técnico Roberto Martinez, de Portugal, decidiu poupar alguns jogadores antes da estreia na Euro e Cristiano Ronaldo permaneceu no banco.
O gol croata saiu logo no início do primeiro tempo, de pênalti. Em uma jogada sem perigo para Portugal, Kovacic chegou primeiro em uma disputa dentro da área com Vitinha e quando se encaminhava para a lateral foi tocado e caiu.
A seleção da casa tinha mais posse de bola, mas era pouco efetiva no ataque, já que o sistema defensivo croata funcionava com eficiência. Foram três finalizações portuguesas, e as três foram sem direção.
A Croácia, com o meio-campo formado por Modric, Brozovic e Kovacic, conseguiu criar alguns bons lances, mas os atacantes não tinham a mesma competência para finalizar e ampliar o placar.
Para o segundo tempo, o técnico de Portugal, Roberto Martinez, voltou com quatro mudanças: Semedo, Rafael Leão, Diogo Jota e Cancelo. Cristiano Ronaldo, que havia se apresentado na sexta-feira, continuou no banco.
O empate de Portugal veio aos 3 minutos com assistência e gol de dois jogadores que vieram do banco. Bernardo Silva acionou Semedo pela direita. O lateral avançou e cruzou rasteiro, e Diogo Jota, livre no centro da pequena área, só teve o trabalho de tocar para o gol.
A Croácia retomou a vantagem no placar após um lance de um jogador que também começou no banco. Aos 11 minutos, Pasalic que havia entrado no jogo dois minutos antes chutou de fora da área. Diogo Costa conseguiu desviar a bola, que bateu no travessão. Budimir aproveitou o rebote e marcou de cabeça.
Atrás no placar, Portugal passou a pressionar a Croácia, com arremates de fora da área, cruzamentos na área e algumas jogadas em velocidade pelos lados do campo. A Croácia conseguiu chegar com perigo em contra-ataques.
PRÓXIMOS JOGOS
A Croácia está no Grupo B da Euro, ao lado de Albânia, Espanha e Itália, e faz sua estreia no sábado (15), contra a Espanha, em Berlim.
Portugal ainda disputa um amistoso contra a Irlanda, na terça-feira (11), antes de estrear na Eurocopa contra a República Tcheca, no dia 18. O time vai buscar seu segundo título na Euro.