Raposa finalizou mais e ficou mais com a bola, mas não aproveitou e tomou gol no final
Gilberto quase marcou no primeiro tempo (Foto/Staff Images/Cruzeiro)
O primeiro jogo oficial de Pepa sob o comando do Cruzeiro também foi de estreia do clube, mas na Copa do Brasil de 2023. Entretanto, a noite de quinta-feira (13/4) não terminou agradável para o maior campeão do torneio. Apesar de dominar grande parte da partida, a Raposa perdeu para o Náutico por 1 a 0, com gol no final.
O duelo, no estádio dos Aflitos, foi válido pela ida da terceira fase do mata-mata. Com este resultado, na volta, a Raposa necessita de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença — em caso de triunfo simples, disputa será nos pênaltis.
Em campo, o comandante português escalou um plantel quase idêntico aquele que enfrentou o Red Bull Bragantino em amistoso, com exceção do atacante Bruno Rodrigues, escalado no lugar de Nikão. A maioria do duelo foi de domínio celeste, ataques e chances desperdiçadas. Mas é aquele velho ditado: quem não faz, leva.
Primeiro tempo
O jogo começou parelho, com as duas equipes indo ao ataque e ameaçando invadir as áreas adversárias. Porém, os visitantes logo assumiram o controle do jogo e mantiveram mais posse de bola.
Em jogadas oriundas das pontas, em especial com Wesley, o Cruzeiro teve diversas oportunidades, mas a falta de eficiência do ataque e boa atuação da defesa pernambucana não deixaram a bola entrar. Já o Náutico tentou aproveitar os contra-ataques, mas a primeira etapa terminou sem gols.
Segundo tempo
A etapa complementar começou parecida com a anterior, mas o Timbu veio mais organizado, não deixando a Raposa se infiltrar tanto, porém, os perigos de gol celeste continuaram. O tempo ia passando, e as equipes não aproveitavam as chances, em especial os visitantes — Gilberto perdeu um gol próximo à pequena área.
Aos 28 minutos, o Náutico quase concretizou, mas Rafael Cabral salvou. Em seguida, outra boa oportunidade para o Cruzeiro, desperdiçada novamente. A partir dos 30 minutos, o embate ficou mais aberto, com jogadas rápidas lá e cá.
Quando o jogo se encaminhava para o final, o clube de Recife foi com mais afinco para levar a Minas Gerais um resultado positivo, e surtiu efeito. Aos 42 minutos, o meia Gabriel Santiago fez de cabeça após cruzamento na área. Depois, mais chances de as redes balançarem nos dois campos, mas a partida terminou em 1 a 0.
Futuro
O jogo da volta está marcado para o dia 25 de abril, uma terça-feira, às 19h, em Belo Horizonte. No entanto, até lá, o time celeste tem compromissos pelo Campeonato Brasileiro, que começa neste final de semana.
Após três anos na Série B, o Cruzeiro volta à Série A com pedreira pela frente: a primeira rodada é contra o Corinthians, neste domingo (16/4), às 16h, em São Paulo. Já o Náutico, rebaixado à Série C, só inicia a jornada no torneio nacional em maio.
FICHA TÉCNICA
O quê: Náutico 1 × 0 Cruzeiro
Motivo: ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Quando: quinta-feira, 13 de abril de 2023 às 19h (de Brasília)
Onde: estádio dos Aflitos, em Recife-PE
Náutico: Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Gauto), Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Kayon (Alisson Santos), Paul Villero e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti
Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Filipe Machado), Ramiro (Wallisson) e Mateus Vital; Wesley (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues (Stênio) e Gilberto. Técnico: Pepa
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE); Victor Hugo Imazu (PR) e Renan Aguiar da Costa (CE). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Gabriel Santiago, aos 42' do 2ºT (NAU)
Cartões amarelos: Denilson, Jean Mangabeira e Souza (NAU); Bruno Rodrigues, Mateus Vital, Gilberto e Luciano Castán (CRU)
Fonte: O Tempo Sports