Pepa repetiu escalação (Foto/Mauro Horita/Cruzeiro)
Após três temporadas assistindo a jogos de Série B, o torcedor do Cruzeiro pôde, finalmente, ver o seu time atuando em uma partida digna de Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (16/4), a equipe superou as expectativas de muitos ao fazer um jogo duro diante do Corinthians, fora de casa, mas perdeu por 2 a 1.
A equipe alvinegra fez o primeiro gol apenas no meio do segundo tempo, com Matheus Araújo, e ampliou quando a partida se encaminhava para o final, com Roger Guedes. Já nos acréscimos, o zagueiro Lucas Oliveira conseguiu diminuir, mas já era tarde demais.
Em campo, o técnico Pepa resolveu repetir os 11 jogadores iniciais da partida contra o Náutico, pela Copa do Brasil, quando perdeu por 1 a 0. Assim como nos Aflitos, a Raposa se mostrou organizada, tanto defensivamente quanto ofensivamente, e buscou a vitória, que, infelizmente, não veio novamente.
O jogo
A primeira etapa foi bem equilibrada, do início ao fim. A impressão que dava era de um Corinthians que queria ficar mais com a bola e impor ritmo ao jogo, porém, o Cruzeiro se posicionou bem defensivamente e conseguia sair jogando — com o passar do tempo, as chances celestes foram aparecendo.
Porém, eram os paulistas que chegavam mais perto de balançarem as redes. Perto do fim da primeira etapa, o Timão pareceu ficar mais nervoso, e a qualidade, principalmente no meio, caiu, após a saída de Giuliano por lesão. Não houve destaques individuais.
Na volta do intervalo, a partida continuou parelha, mas os mandantes conseguiram ter mais domínio com o decorrer do tempo. Ao Cruzeiro, restavam as jogadas de contra-ataque — ambos os times tiveram algumas chances, e o Corinthians aproveitou a sua maior até então.
Aos 22 minutos, após bela troca de passes na entrada da área, o meia Matheus Araújo se infiltrou na defesa e bateu na saída de Rafael Cabral, para abrir o placar. Minutos depois, quando a Raposa ainda tentava se arriscar no ataque, o Corinthians quase ampliou com Yuri Alberto, de cabeça, mas o arqueiro celeste fez bela defesa.
Após isso, os estrelados até tentaram ir em busca do empate, mas faltou qualidade. Com mais pressão, o Corinthians conseguiu fazer o segundo — aos 42, o atacante Roger Guedes conseguiu empurrar para dentro após rebote de Cabral. Lance havia sido anulado pelo árbitro Anderson Daronco, porém, após análise no VAR, foi confirmado.
Já nos acréscimos, o zagueiro Lucas Oliveira diminuiu para o Cruzeiro, de cabeça após cruzamento na área, dando esperanças por pelo menos um empate, mas ele não veio.
Futuro
Após uma desgastante semana, na qual a delegação celeste nem voltou para casa após o confronto diante do Náutico, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro terá dias mais tranquilos de trabalho pela frente. O próximo compromisso será contra o Grêmio, no sábado 22/4, às 21h, no Independência.
Já o Corinthians tem um calendário distinto. No meio de semana, o Timão enfrenta o Argentinos Juniors, pela Copa Libertadores, em casa, enquanto no próximo final de semana, o duelo, pela segunda rodada da competição nacional, será contra o Goiás, fora.
FICHA TÉCNICA
O quê: Corinthians 2 × 1 Cruzeiro
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: domingo, 16 de abril de 2023, às 16h (de Brasília)
Onde: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Bruno Méndez e Matheus Bidu (Fábio Santos); Roni (Cantillo), Fausto Vera (Du Queiroz) e Giuliano (Matheus Araújo); Chrystian Barletta (Adson), Roger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Rafael Bilu); Wesley (Nikão), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa
Arbitragem: Anderson Daronco (RS); Rafael Da Silva Alves (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS). VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Matheus Araújo aos 22' do 2ºT; Roger Guedes aos 42' do 2ºT (COR); Lucas Oliveira aos 49' do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Fausto Vera, Roni, Fagner e Roger Guedes (COR); Nikão e Lucas Oliveira (CRU)
Fonte: O Tempo Sports