APRESENTAÇÃO

Fernando Lázaro revela conversa com Tite e projeta Corinthians sem rodízio

Agência Estado
Publicado em 12/01/2023 às 08:21Atualizado em 12/01/2023 às 08:23
Compartilhar
Fernando Lázaro aceitou a "convocação" do Corinthians e descartou a ideia de acompanhar Tite no Mundial do Qatar (Foto/Twitter/@meutimao)

Fernando Lázaro aceitou a "convocação" do Corinthians e descartou a ideia de acompanhar Tite no Mundial do Qatar (Foto/Twitter/@meutimao)

Anunciado em novembro, Fernando Lázaro foi enfim apresentado como novo técnico do Corinthians nesta quarta-feira. Diante do presidente Duílio Monteiro Alves e dos jornalistas, o jovem treinador revelou como foi a conversa com Tite, comentou sobre sua ideia de time e garantiu estar preparado para a pressão que sofrerá no cargo.

Lázaro foi surpreendido com o convite para comandar o time paulista quando se preparava para viajar para o Catar, em novembro do ano passado. Ele havia sido convidado por Tite para ser um dos seus auxiliares na seleção brasileira ao longo da Copa do Mundo. O técnico de 41 anos aceitou a "convocação" do Corinthians e descartou a ideia de acompanhar o Brasil no Mundial.

Nesta quarta, ele revelou como foi a conversa com Tite, um dos seus antecessores no comando do time do Corinthians. "Conversa foi muito boa, longa, pessoalmente. Falou muitas coisas. Falou de tudo e principalmente desse momento. Sabedoria, leitura. O que mais me marcou foi ter falado que a ansiedade é normal", disse Lázaro.

"Você nunca vai achar que está completamente dominando tudo. Ele disse que estou preparado, falou para eu ir com segurança, que, com o tempo, vou adquirindo experiência. Disse que quando retornou ao Corinthians, continuou sentindo o frio na barriga. Faz parte deste momento."

O aval de Tite, um dos maiores treinadores da história do Corinthians, não é o único trunfo de Fernando Lázaro nesta sua primeira grande oportunidade da carreira. A seu favor também está o "sangue" corintiano. Ele é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo alvinegro e quinto jogador com mais jogos na história do clube.

"Ele deu orientações no sentido de trabalho, dedicação, não dar margem para nada. O que precisa para vestir essa camisa. Dedicação. São essas as referências, mais do que algo de caráter técnico. Outra geração de linguagem, mas o fato de Corinthians não muda. Mudou bastante de 1983 para cá. Vou buscar informações dele, também", comentou o novo treinador corintiano.

O vínculo familiar não é a única ligação anterior de Fernando Lázaro com o Corinthians. Ele entrou no clube pelo departamento de informática, em 1999, e deu boa contribuição ao chamado Centro de Inteligência do Futebol (CIFUT). Depois atuou como auxiliar e foi até interino do time profissional em 2022, antes da chegada do português Vítor Pereira.

Por tudo isso, ele garante estar pronto para a pressão. "Já estou aqui a tempo suficiente para saber onde estou entrando. Zero novidade de cenário. A minha ansiedade não é tão grande, é normal do momento. Me sinto tranquilo e o dia a dia tem me dado cada vez mais tranquilidade nesse sentido. Tudo que planejei está acontecendo de forma satisfatória. Foi muito mais entre o anúncio e o início da pré-temporada. Não me vejo num momento de extrema ansiedade. Não me preocupa e nem me amedronta. Não posso me intimidar. Minha busca é de ir pelo caminho que estamos construindo há um mês."

TIME
Prestes a estrear no comando da equipe, contra o Red Bull Bragantino, no domingo, Fernando Lázaro avisou a torcida de que não gosta de rodízios no time. Deve, portanto, formar uma base, a ser mantida além do Paulistão.

"Claro que tem momentos diferentes, mas não é meu costume. Temos que saber como fazer. Decisões, momentos importantes, mas entendo que é uma decisão muito mais individual do que coletivo. Analisar bem caso a caso, jogo a jogo, mas não partindo de sempre alterar. Tenho que avaliá-los como diferentes também", comentou.

Sobre reforços, ele fez mistério, mas admitiu carências no elenco. "Estamos trabalhando com algumas possibilidades. Vai se basear pelos atletas, muda a estrutura, mas dinâmica de jogo não muda. Forma de construir, de se organizar varia pouco", afirmou o técnico. "De zagueiro, estamos trabalhando com elenco mais enxuto. Depois, as buscas de necessidades pontualmente. Para a zaga, o Caetano fez por merecer fora para retornar aqui. Depois, incorporaremos o Murillo. São cinco zagueiros. Temos três de seleções. Boa estrutura. Pontualmente vamos observar."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por