Como muitos esperavam, o Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu livrar a Ferrari de punições adicionais pelo escândalo do GP da Alemanha, em Hockenheim. No caso, a escuderia italiana foi julgada por mandar Felipe Massa dar passagem e ceder a vitória ao companheiro de equipe, Fernando Alonso.
Ao contrário de uma punição pesada, o time recebeu “apenas” uma multa de 100 mil dólares, o equivalente a R$ 172 mil. A FIA também anunciou que reverá a proibição ao jogo de equipe em uma próxima reunião do órgão, referindo-se às ordens de equipe que possam resultar em atitudes antidesportivas que sujem a imagem do esporte. Além disso, a Ferrari será responsável pelo pagamento dos custos jurídicos da reunião marcada pela federação. O resultado da corrida, que ainda poderia ser alterado, foi mantido.
No dia 25 de julho de 2010, dia da corrida, os comissários de prova decidiram que a Ferrari infringiu a proibição às ordens de equipe que interfiram em um resultado de corrida.
Em nota, a Ferrari deixou claro que gostou da decisão tomada pela FIA e afirmou estar concentrada em buscar um bom resultado no GP da Itália, no domingo (12), para continuar na luta pelo título mundial.
Fechamento. Na mesma reunião que livrou a Ferrari de punições mais graves, o Conselho decidiu que a temporada 2011 da Fórmula Um terá 20 corridas, a mais longa da história da categoria. O início está previsto para o dia 13 de março, no Bahrein, e o término no dia 27 de novembro, em Interlagos, São Paulo, que volta a encerrar uma temporada após três anos.Confira o calendário do próximo ano da Fórmula Um.