ESPORTE

Fifa admite debater recursos tecnológicos no futebol

Publicado em 13/07/2010 às 23:47Atualizado em 17/12/2022 às 06:32
Compartilhar

Ao fim da Copa do Mundo, a Fifa enfim parece ceder à pressão internacional que cresceu durante o torneio a respeito da análise da introdução de recursos de tecnologia para resolução de lances polêmicos de arbitragem. Ontem, o presidente da entidade Joseph Blatter afirmou que debaterá o tema em uma reunião ainda neste ano.

O dirigente suíço afirmou que tratará da inclusão específica do recurso tecnologia de linha de gol em reunião em outubro da International Board, entidade ligada à Fifa que regulamenta as normas técnicas do futebol.

A seguir, sobre o mesmo tema, Blatter afirmou que não pretende estender a análise da entrada da tecnologia no futebol para outras questões de jogo, como uso do replay para decidir lances disciplinares. Segundo o dirigente, inicialmente a Fifa se concentrará apenas nos recursos para a linha de gol, para saber se a bola entrou ou não.

Na Copa que acabou no domingo, entre as diversas polêmicas de arbitragem, o confronto entre Alemanha e Inglaterra nas oitavas-de-final contou com a mais quente delas, quando um chute do inglês Frank Lampard passou pela linha de gol, em anotação que acabou ignorada pela arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda.

A posição da Fifa representa uma guinada administrativa forçada, já que nos dias que antecederam o Mundial na África do Sul, confrontado sobre o mesmo tema, Blatter havia afirmado que tinha a tecnologia no futebol como um assunto encerrado.

Na oportunidade, o dirigente fez menção ao teste em 2005 com a bola munida de chip que indicava sua posição exata ao trio de arbitragem. O recurso foi colocado à prova no Mundial Sub-17 do Peru. Posteriormente, a tecnologia foi rejeitada pela International Board.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por