
Rubro-Negro tem apenas mais um jogo e torce contra concorrentes diretos no grupo (Foto/FIFA/Getty Images)
O Flamengo vive situação delicada no Campeonato Carioca após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, pela quarta rodada da competição. Com o resultado, o Rubro-Negro permanece na vice-lanterna do Grupo B, em quinto lugar, com apenas quatro pontos.
Restando apenas mais uma partida na fase de grupos, o Flamengo pode chegar, no máximo, a sete pontos. Para evitar o quadrangular de rebaixamento, a equipe precisa vencer seu compromisso restante e torcer por tropeços de concorrentes diretos.
Atualmente, o Rubro-Negro depende dos resultados de Boavista, Nova Iguaçu, Madureira e Maricá nas rodadas finais.
O Maricá, atual lanterna do grupo, enfrenta o Sampaio Corrêa nesta terça-feira. Um empate já pode empurrar o Flamengo para a última posição por causa do saldo de gols. A equipe ainda terá jogos contra Volta Redonda e Fluminense e precisa alcançar oito pontos para ultrapassar o máximo que o Rubro-Negro ainda pode somar.
O Boavista, terceiro colocado com seis pontos, perdeu para o Vasco e ainda enfrenta Sampaio Corrêa e Bangu. Para ajudar o Flamengo, o time de Saquarema não pode somar mais de dois pontos.
Situação semelhante vive o Madureira, segundo colocado com seis pontos, que ainda terá três partidas. Já o Nova Iguaçu, quarto colocado e empatado em pontos com o Flamengo, precisa somar quatro pontos para não poder mais ser alcançado.
Além da necessidade de combinações de resultados, o Flamengo terá de vencer seu último jogo da fase, contra o Sampaio Corrêa, no dia 7 de fevereiro. O time ainda tem o pior saldo de gols do grupo, com menos quatro.
Antes disso, a equipe comandada por Filipe Luís terá compromissos fora do Estadual. O Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira contra o São Paulo, enfrenta o Corinthians na Supercopa do Brasil no domingo e, na sequência, joga contra o Internacional pela segunda rodada do Brasileirão.