Flamengo de Arrascaeta precisa do resultado positivo para retornar à primeira posição do Estadual (Foto/Gilvan de Souza/Flamengo)
Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – Na briga pelo topo da Taça Guanabara, o Flamengo entra em campo nesta terça-feira (20) diante do Boavista, no Maracanã, no confronto que marca o encerramento da nona rodada da Taça Guanabara. Em caso de vitória, o Flamengo se mantém na frente do rival Fluminense, nos critérios de desempates e ainda garante a classificação antecipada para as semifinais.
Caso supere o Boavista, o Flamengo chega a 21 pontos, empatado com o Fluminense, porém ultrapassa o rival na classificação por ter o melhor saldo – atualmente 13 a 10, Além disso, o time do técnico Tite não seria mais alcançado pelo Botafogo, quinto colocado com 14, ficando apenas nas duas últimas rodadas na briga pela liderança. O Flamengo vem embalado, após vencer o Bangu por 3 a 0, com direito a três gols do Pedro.
Já o Boavista vem de empate contra o Nova Iguaçu, fora de casa, por 1 a 1. Com 12 pontos, o time de Saquarema é a sétima colocada, dentro da zona de classificação para a Taça Rio, porém ainda segue com chances matemáticas de ir para as semifinais. A distância para o Vasco, quarto colocado, é de apenas quatro pontos.
FLAMENGO
O Flamengo terá algumas baixas importantes para o jogo. Allan, com dengue, e Gerson, internado por conta de uma infecção renal, não jogam. De la Cruz é dúvida, já que segue o tratamento no ombro direito. Por outro lado, Pulgar, após cumprir suspensão e Viña, no Brasil depois de presenciar o nascimento da filha na Europa, estão aptos para entrar em campo. Igor Jesus deve ganhar nova chance.
Pedro está sendo a arma ofensiva do Rubro-Negro. Em cinco compromissos no Cariocão nesta temporada, marcou cinco vezes, com média de um barbante estufado por duelo. O artilheiro, novamente titular, fará o máximo para deixar sua marca, visando o topo da artilharia da competição. No momento, Carlinhos, do Nova Iguaçu, lidera a lista com oito tentos, três à frente do matador dos pretos e vermelhos.
Caso supere o Boavista, o Fla chega a mesma pontuação do Fluminense, porém ultrapassa o rival na classificação pelo melhor saldo. Na reta derradeira da Taça Guanabara, a passagem de fase ficaria praticamente consolidada, além do título da fase inaugural, que dependeria apenas das próprias forças dos comandados do técnico Tite.
BOAVISTA
Precisando, igualmente, vencer para colar no G-4, o Boavista possui alguns problemas. Gabriel Conceição, devido ao terceiro amarelo, e Ary, lesionado, não serão relacionados. No entanto, o técnico Filipe Cândido conta com novidades: William e Ryan ficam novamente à disposição após cumprirem suspensão, reforçando o plantel. Matheus Lucas, atacante, é a esperança de bolas na rede.
Se conseguir um escore favorável, a equipe chegaria aos 15 pontos, ficando somente um atrás do Vasco, quarto posicionado na tabela. Outro placar diferente distanciaria os verdes da zona de classificação, tendo que focar no avanço à Taça Rio, torneio de importância secundária da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).
HISTÓRICO
Flamengo e Boavista, na história, se enfrentaram 21 vezes, com 16 triunfos do Rubro-Negro e apenas um resultado favorável ao Verdão. Ainda tiveram quatro empates.
FLAMENGO - Agustín Rossi; Guillermo Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Igor Jesus e Arrascaeta; Luiz Araújo (De la Cruz), Everton Cebolinha e Pedro.
Técnico: Tite
BOAVISTA-RJ - André Luiz; Sheldon, Gabriel Almeida e Pablo Maldini;
Mateus Ludke, Léo Costa, Crystopher e Alyson; Matheus Alessandro, Abner Vinícius e Matheus Lucas.
Técnico: Filipe Cândido