Goleada histórica no Maracanã deixa o Fluminense firme no G-5 e pressiona o São Paulo na reta final do Brasileirão (Foto/Reprodução)
Apenas uma partida movimentou a 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão na noite desta quinta-feira (27). Em um duelo direto por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o São Paulo acabou derrotado pelo Fluminense, por 6 a 0, fora de casa, no estádio do Maracanã e se complicou.
Com o placar, o São Paulo permaneceu em 8º lugar, com 48 pontos, e agora corre risco na briga pela Libertadores. Bahia e Botafogo ainda entram em campo na rodada e, se vencerem, podem deixar o Tricolor fora da zona de classificação. A única alternativa além disso seria a abertura de uma vaga extra no torneio continental.
Para isso acontecer, o campeão da Copa do Brasil precisa estar dentro do G-7, com isso, automaticamente o oitavo colocado também garantirá sua classificação. O Fluminense, por sua vez, se firmou em quinto com 58 pontos e se garantiu matematicamente na Pré-Libertadores e segue por uma vaga para confirmar uma vaga na fase de grupos.
DETALHES DE FLUMINENSE E SÃO PAULO
No primeiro tempo, o Fluminense foi superior do começo ao fim e aproveitou para abrir caminho para uma boa vitória. Abriu o placar logo aos sete minutos, com Canobbio de pênalti. Depois, ampliou aos 15, com Martinelli. O volante aproveitou um cruzamento na área para pegar a sobra e deixar o seu.
O terceiro gol saiu aos 23 minutos, agora com Nonato. Ele ganhou a dividida com Ferraresi e bateu de peito do pé, no cantinho. Por isso, o duelo foi para o intervalo com a vitória parcial por 3 a 0 no placar.
Na segunda etapa, o São Paulo até chegou a melhorar, mas foi o Fluminense que voltou a balanças. Aos 24 minutos, em um contra-ataque rápido, Serna encontrou John Kennedy, que dominou, invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro rival.
À partir daí, o time paulista seguiu tentando, mas o Fluminense, visivelmente melhor em campo, fez mais dois para dar números finais ao duelo: 6 a 0. Aos 34 minutos, Canobbio recebeu de Nonato e também bateu cruzado para o fundo da rede. Já aos 41, Serna aproveitou um cruzamento e finalizou de primeira para o gol aberto.
FICHA TÉCNICA — FLUMINENSE 6 x 0 SÃO PAULO
CAMPEONATO BRASILEIRO – 36ª RODADA
Data: 27/11/2025
Horário: 20h30
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
ARBITRAGEM
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
CARTÕES
Amarelos: Canobbio (Fluminense)
GOLS
Fluminense:
Canobbio, 7’ do 1ºT
Martinelli, 15’ do 1ºT
Nonato, 23’ do 1ºT
John Kennedy, 24’ do 2ºT
Canobbio, 31’ do 2ºT
Serna, 41’ do 2ºT
PÚBLICO E RENDA
Público: 30.427
Renda: R$ 1.216.940,00
ESCALAÇÕES
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Ignácio), Freytes e Renê;
Martinelli, Hércules (Nonato) e Lucho Acosta;
Serna, Everaldo (Jhon Kennedy) e Canobbio (Soteldo).
Técnico: Luís Zubeldía
SÃO PAULO - Young; Ferraresi, Alan Franco, Luiz Gustavo e Maik (Nicolas); Pablo Maia (Alisson), Bobadilla (Felipe Negrucci), Marcos Antônio e Lucca (Paulinho); Rigoni e Tapia (Rafael Tolói).
Técnico: Hernán Crespo
SEQUENCIA DE JOGOS
19:00 – Juventude x Bahia (Premiere)
19:30 – Vasco da Gama x Internacional (Amazon)
21:30 – Santos x Sport (SporTV, Amazon)
16:00 – Vitória x Mirassol (Premiere)
20:30 – Ceará x Cruzeiro (Record, YouTube, Premiere)
16:00 – Corinthians x Botafogo (Globo, Premiere)
18:30 – Fortaleza x Atlético-MG (YouTube, Premiere)