ORGULHO UBERABENSE

Ginastas uberabenses são convocadas para a Seleção Brasileira e disputarão o Pan-Americano

Maria Eduarda e Joana Clara representarão o Brasil no Pan-Americano de Porto Rico, em novembro

Dandara Aveiro
Publicado em 10/10/2025 às 13:51Atualizado em 10/10/2025 às 15:33
Compartilhar

Maria Eduarda e Joana Clara representarão o Brasil no Pan-Americano de Porto Rico em novembro (Foto/Reprodução)

As uberabenses Maria Eduarda Freitas, de 12 anos, e Joana Clara Roldão, de 15, foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira Transitória de Ginástica Acrobática e representar o país no Campeonato Pan-Americano, que será realizado entre os dias 12 e 16 de novembro, em Porto Rico. Antes, as jovens enfrentam o Campeonato Brasileiro, ainda neste mês.

As atletas são destaque na categoria Dupla Feminina Infantil e já acumulam importantes resultados nos últimos anos. Parceiras desde 2023, elas conquistaram o título de campeãs do Torneio Estadual e o 3º lugar no Torneio Nacional. No ano seguinte, foram campeãs estaduais e vice-campeãs brasileiras. Em 2025, repetiram o sucesso no Campeonato Estadual, e agora, antes do desafio internacional, se preparam para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá entre 28 de outubro e 2 de novembro, em Brasília (DF).

O coordenador técnico da equipe, Thiago Santos, destacou o empenho das ginastas ao explicar que elas treinam de segunda a quarta-feira, fazem uma pausa na quinta e retornam aos treinos na sexta e no sábado, com cerca de três horas por dia durante a semana e duas horas aos sábados. Segundo ele, o maior desafio é manter a consistência. “É preciso conciliar os treinos com os estudos e ainda ter tempo para o lazer. Mesmo assim, elas se dedicam com disciplina e amor pelo esporte”, afirma.

Sobre a participação no Pan-Americano, Thiago ressalta o objetivo de levar o melhor desempenho possível. “É uma competição difícil, mas queremos mostrar o resultado do nosso trabalho. Temos alguns patrocínios, mas grande parte dos custos vem de eventos organizados pelos pais das atletas”.

O controle técnico é realizado pelo Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que acompanha o desempenho das atletas por meio de avaliações periódicas, geralmente realizadas de forma on-line ao longo do ano. Por isso, a convocação, segundo o treinador, é motivo de muito orgulho. “Saber que nosso trabalho está abrindo portas para as atletas e inspirando outras meninas, é extremamente gratificante. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

A ginástica acrobática tem ganhado cada vez mais espaço em Uberaba, impulsionada pelo crescimento do interesse de jovens atletas e pelo aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na modalidade. O esporte vem se consolidando no município com treinos mais estruturados, maior participação em competições estaduais e nacionais e o surgimento de novos talentos que elevam o nome da cidade no cenário esportivo. “A ginástica é um esporte incrível, que exige dedicação, amor e força de vontade. É um trabalho de repetição e superação constante, mas quem se dedica colhe grandes resultados”, conclui Thiago.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por