O duelo começa às 16h00 pelo Sportv
Saiba como Fluminense e Flamengo chegam para a nona rodada da Taça Guanabara. (Foto/Arquivo)
Neste sábado, acontecerá o primeiro Fla-Flu do ano. Em um duelo que é considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro e mundial, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã, às 16h, pela nona rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca.
Leia também: Neymar se queixa de estrutura e Santos deve retomar obras para melhorias no CT Rei Pelé
Na última rodada, o Flamengo venceu a Portuguesa por 5 a 0, em partida que aconteceu no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). O clube é o segundo colocado, com 13 pontos, e está cada vez mais próximo de garantir sua vaga na próxima fase.
Por outro lado, o Fluminense triunfou sobre o Vasco por 2 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Ainda lutando por uma vaga no G-4 da competição, o clube está em oitavo lugar, com 10 pontos.
O clássico vai ser transmitido ao vivo pelo canal fechado SporTV e online pelo Placar ao Vivo do Futebol Interior.
ÚLTIMO ENCONTRO
A última vez que os clubes se enfrentaram foi na 30ª rodada do Brasileirão do ano passado. Na ocasião, Filipe Luís estava começando seu trabalho no Flamengo. O Fluminense venceu a partida por 2 a 0, com gols de Arias e Lima.
Nos últimos 10 encontros, o Flamengo venceu quatro partidas, enquanto o Fluminense venceu duas. Quatro confrontos terminaram empatados.
FLUMINENSE
A escalação do Fluminense deve repetir a mesma base que entrou em campo na última rodada, apenas com mudanças pontuais. Novidade contra o Vasco, Riquelme Felipe deve ser mantido. O meia de 17 anos foi o principal nome do grupo alternativo que iniciou o Carioca, e seguiu com bom desempenho junto ao time principal.
A principal dúvida está na lateral-direita. Titular no clássico anterior, Guga pode começar no banco de reservas com o possível retorno de Samuel Xavier. Desfalque no Mané Garrincha por conta de dores musculares, o camisa 2 tem boas chances de entrar em campo contra o Flamengo.
Diante do momento ruim vivido por Canobbio, que chegou nesta temporada como a contratação mais cara da história do Fluminense, Kevin Serna disputa uma vaga no time titular. O colombiano foi um dos destaques do setor ofensivo no final do ano passado, com gols decisivos que foram fundamentais para a permanência do clube na Série A do Brasileirão.
Embora tenha despistado, durante coletiva pós-jogo, o técnico Mano Menezes deu indícios sobre o que espera no confronto de sábado.
“Temos um jogo contra o Flamengo, que descansou os titulares, mas vamos ter força para fazer um grande jogo. Grandes jogos exigem boas defesas e ambição, com capacidade para atacar. A equipe mostrou isso hoje (contra o Vasco). É o caminho que queremos sedimentar daqui para frente.”
FLAMENGO
Após preservar todos os titulares contra a Portuguesa, o Flamengo contará com os retornos do goleiro Rossi, o lateral-direito Wesley, os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira, o lateral-esquerdo Alex Sandro, o volante Erick Pulgar, os meias De La Cruz e Gerson, e os atacantes Michael, Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
Dos jogadores que atuaram pelo time reserva, Arrascaeta é o que tem maior chance de aparecer entre os onze iniciais no Fla-Flu. O meia é considerado um dos principais nomes do elenco, mas começou a temporada no banco porque não estava com ritmo de jogo após a realização de uma cirurgia no joelho direito, no final do ano passado.
Arrascaeta provavelmente será utilizado na vaga de De La Cruz. O compatriota do camisa 14 não estará à disposição por conta do planejamento físico da comissão técnica, que pretende não desgastar os destaques do seu elenco.
Durante a coletiva pós-jogo, o técnico Filipe Luís revelou que assistiu a partida do Fluminense contra a Portuguesa, pela sexta rodada do Carioca, pois ainda iria enfrentar a Lusa. Além disso, falou que sabe como a equipe de Mano Menezes costuma jogar, mas manteve o suspense em relação a escalação do Flamengo.
“Vi o jogo contra a Portuguesa, porque tinha que estudar a Portuguesa. Sei como o Mano joga, e depois vou decidir o plano em função do Fluminense. As peças decido perto do jogo. Vocês vão saber uma hora antes.”
FLUMINENSE - Fábio; Guga (Samuel Xavier), Thiago Santos, Thiago Silva e Gabriel Fuentes; Hércules, Martinelli e Arias; Riquelme Felipe, Germán Cano e Canobbio (Kevin Serna).
Técnico: Mano Menezes
FLAMENGO - Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Bruno Henrique e Michael.
Técnico: Filipe Luís