Messi é um superatleta que caminha para o fim da carreira, por isso, cada jogo é um verdadeiro show de entretenimento. (Foto/Inter/USA)
Lionel Messi observa do campo uma figura conhecida na tribuna do Lockhart Stadium. Caminha até lá e dá um longo abraço em LeBron James, astro do Los Angeles Lakers. A presença do maior pontuador da história da NBA no jogo do Inter Miami abre uma enorme lista de celebridades que o craque argentino tem arrastado aos estádios desde que estreou no dia 21 de julho, na vitória sobre o Cruz Azul, pela Leagues Cup. A partida contra o Toronto, nesta quarta-feira, pela MLS, vai ser mais uma oportunidade para admirar um dos maiores jogadores da história do futebol.
A lista é repleta de figuras importantes. Derek Jeter (beisebol), Serena Williams (tênis), Magic Johnson (basquete) e Tom Brady (futebol americano) são algumas das lendas do esporte americano que já marcaram presença para ver Messi. Dos astros atuais, além de LeBron, Novak Djokovic e Giannis Antetokounmpo já reservaram um tempo para tietar o argentino.
Mas Messi, claro, transcende o esporte. Ver estrelas do cinema e da música dos Estados Unidos empolgados com os lances mágicos do jogador se tornou uma rotina no Inter Miami. A cantora e atriz Selena Gomez até viralizou nas redes sociais com vídeos de sua reação ao acompanhar o desempenho do craque na partida contra o Los Angeles FC.
Leonardo DiCaprio, Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Gerard Butler, Owen Wilson, Tobey Maguire, Tom Holland, Edward Norton, Will Ferrel são parte do grande elenco do filme que se tornou essa jornada de Messi nos Estados Unidos. O casal real Meghan Markle e príncipe Harry também já viu o argentino em campo, assim como a influenciadora e socialite Kim Kardashian.
Não existe uma agenda para que o craque possa receber essas celebridades após os jogos do Inter Miami, mas, como foi o caso de LeBron, Messi procura dar atenção para todo mundo, famoso ou não.
"Existem muito mais pessoas nos Estados Unidos em acompanhar essas celebridades do que em assistir ao futebol, ou mesmo ao Messi. Depois de introduzirem nos estádios e transmissões dos jogos um quê da Disneylândia, os americanos vão agora levar o Oscar e Grammy para os pré-jogos. Vejo como muito positivo para o negócio, e o que torna o negócio maior, gera no longo prazo mais recursos para os atletas, cada vez com peso maior na relevância dos eventos", afirmou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento americana.
"Por causa das redes sociais, celebridades são consumidas não somente nas telas, palcos e quadras, mas na sua rotina, seus hobbies, no que vestem, e com base em como se posicionam sobre questões políticas e sociais. Essas presenças fazem da hora que antecede uma partida da equipe de Messi mais interessante do que o próprio jogo, e para um público maior do que o que é típico do futebol", completou.
O impacto de tudo isso já pode ser visto em outras frentes, como o fato das redes do Inter Miami terem explodido em número de seguidores e atingido mais de 15 milhões de pessoas. Outro dado impressionante é que a Apple TV chegou a marca de 1 milhão de novas assinaturas no MLS Season Pass, plataforma de assinantes em seu serviço de streaming, que tem direito a exibir os jogos da Major League Soccer pelos próximos dez anos.
Dono do segundo maior salário do mundo entre atletas - R$ 655 milhões de acordo com divulgação recente da revista Forbes -, Messi chega com outros benefícios além dos gramados. A Adidas, marca com a qual Messi já possui parceria, também vai ceder ao argentino parte de aumentos nos lucros, provenientes do envolvimento do jogador na liga. O acordo também inclui a opção de comprar uma porcentagem do Inter Miami ao se aposentar, algo semelhante ao que Beckham fez anos atrás. O contrato com o time é de duas temporadas.
"Messi é um superatleta que caminha para o fim da carreira, por tudo que conquistou e joga. Por isso, cada jogo é um verdadeiro show de entretenimento. Ele merece toda a audiência que tem, é um dos maiores atletas da história do futebol e não há um apaixonado pelo futebol que não tenha vontade de vê-lo jogar", disse Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE CELEBRIDADES:
MÚSICOS
Camila Cabello
Diddy
DJ Khaled
Alejandro Rauw
Bad Bunny
DMC - Darryl McDaniels
Fat Joe
Tyga
Selena Gomez
Liam Gallagher
Nas
Rage Against The Machine
ATRIZES E ATORES
Reese Witherspoon
Nicole Kidman
Gerard Butler
Leonardo DiCaprio
Owen Wilson
Xolo Ludueña
Tobey Maguire
Edward Norton
Will Ferrel
Jason Sudeikis
Tom Holland
Matt Damon
OUTROS ESPORTES
Serena Williams
Tom Brady
LeBron James
Diego Schwartzman
Derek Jeter
Giannis Antetokounmpo
Novak Djokovic
James Harden
Magic Johnson
PERSONALIDADES
Kim Kardashian
Príncipe Harry
Megan Markle
Speed