Luis Eduardo Delgado Lázaro (Foto/Arquivo pessoal)
Aos 12 anos, Luis Eduardo Delgado Lázaro já sabe o que quer ser quando crescer: atleta de natação. Ao lado de Melina Resende, o jovem atleta deve competir em setembro no Campeonato Brasileiro de Natação em Recife/PE. Luis conta que está ansioso para o campeonato, principalmente por ser uma competição por categorias, na qual competirá com adolescentes de até 14 anos.
Segundo o jovem, seu início na natação foi aos um ano e meio de idade. A prática da atividade física começou por incentivo da família, que queria encorajar hábitos saudáveis. A participação em competições começou aos 10 anos. No entanto, o atleta conta que, no início, essa não era sua intenção.
"Na verdade, eu não queria competir, mas quando o treinador Leonardo Oliveira entrou no Colégio Nossa Senhora das Dores, viu que eu gostava de competir com meus amigos e me convidou para participar do Campeonato Regional em Araguari. De tanto insistir, eu fui", relata Luis Eduardo.
O atleta participou de três provas e ganhou todas em 1º lugar. A família chegou a pensar que esse fosse o incentivo certo para que o jovem tomasse gosto pelas competições, o que inicialmente não se concretizou. “Eu disse que já tinha ganhado todas e não queria mais competir. No próximo mês, não fui, mas depois minha família conversou comigo e explicou que eu precisava pontuar para participar de outros campeonatos no final do ano. Aí, eu não parei mais”, afirma.
Em 2023, Luis Eduardo participou do 1º Campeonato Mineiro em Belo Horizonte, competiu em quatro provas e trouxe quatro medalhas, conquistando o 3º lugar nos 50 metros livre. O atleta também foi Campeão Mineiro nos 50 e 100 metros livre. Já neste ano, ele conquistou os 50 e 100 metros livre no Campeonato Mineiro, além de ser vice-campeão nos 200 metros livre e nos 100 metros peito. “No JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), fui vice-campeão nos 50 m livre competindo com meninos mais velhos, 4º lugar nos 100 m livre e 6º nos 50 m borboleta”, conta.
Para garantir boas posições, o atleta treina cerca de três horas por dia, de segunda a sexta. “Os treinos são bem intensos, não é fácil. É bem corrido e cansativo, mas eu amo treinar, já estou acostumado”, afirma. O bom desempenho garantiu que Luis Eduardo fosse federado junto à Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba).