O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) alterou ontem o Campeonato Mineiro de 2011. Em decisão unânime do Pleno, o tribunal puniu o Mamoré Esporte Clube pela escalação irregular do jogador Vitinho, durante a disputa do Módulo II. Com isso, o Funorte, terceiro colocado na competição, ascenderá à elite, o que deve ser homologado nos próximos dias pela Federação Mineira de Futebol (FMF), juntamente com o Guarani, de Divinópolis.
Com o resultado do julgamento, o STJD alterou a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/MG), que havia decidido pela absolvição do Mamoré na denúncia por infração ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (que trata da inclusão na equipe, ou de fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida).
O Mamoré tinha conquistado, no campo, o direito de disputar a Primeira Divisão ao ser vice-campeão do Módulo II. Porém, com a decisão do STJD, o Funorte, da cidade de Montes Claros, terceiro colocado na competição, disputará pela primeira vez a elite em seus três anos de existência.