O volante espanhol Rodrigo marcou o gol do título do Manchester City (Foto/FRANCK FIFE/AFP)
O Manchester City conquistou um título histórico e inédito neste sábado (10). O time inglês se sagrou campeão pela primeira vez da Liga dos Campeões da Europa após vencer a Inter de Milão por 1 x 0 no Atatürk Olympic Stadium, em Istambul, na Turquia. O gol que deu a taça de melhor time do continente europeu foi marcado pelo volante Rodri no segundo tempo.
É o terceiro título da temporada do time comandado pelo treinador espanhol Pep Guardiola, já que os azuis - que perderam a final da Champions 2020/2021 para o Chelsea - ganharam recentemente a Premier League e a Copa da Inglaterra.
Quem imaginava que os Citizens iam dar um passeio na partida, se enganou. Afinal os ingleses fizeram a melhor campanha da competição e eliminaram o poderoso Real Madrid - campeão da temporada passada - na semifinal.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com quatro finalizações para os dois lados. A Inter de Milão foi muito bem na marcação e deu poquíssimos espaços.
A primeira chance real de gol foi sair só aos 26 minutos do primeiro tempo. O craque do City, o norueguês Erling Haaland, recebeu de De Bruyne na velocidade, se livrou da marcação de Bastoni e chutou cruzado. O goleiro do time italiano Onana espalmou com a mão esquerda.
No finalzinho da etapa inicial, o belga De Bruyne teve que ser substituído após sentir uma lesão muscular. Em seu lugar entrou Foden. Curiosamente, o meio-campista belga também teve que deixar o campo na final de 2021 da Champions diante do Chelsea após um choque com o zagueiro Antonio Rüdige.
GOL
No segundo tempo, a equipe inglesa se mostrou mais confiante. No entanto, a primeira chance dos 45 minutos finais veio dos italianos. Único brasileiro em campo, o goleiro Éderson, do Manchester City, fez uma grande defesa após belo chute de Lautaro.
O gol do título só foi sair aos 22 minutos. Akanji deu um passe sensacional para Bernardo Silva, que entrou quase na pequena área e tocou para trás. A bola sobrou limpa para o volante espanhol Rodri, que bateu colocado, no canto direito, sem chances para o goleiro adversário. Foi o segundo gol de Rodri em 12 jogos nesta Liga dos Campeões.
Logo depois do gol, quase que a Inter iguala numa bela jogada. Após a bola alçada na área do time inglês, Dumfries desviou, e a bola sobrou para Dimarco. Ele tentou duas vezes, de cabeça. A primeira pegou no travessão, e a segunda bateu em Lukaku - que entrou no começo da segunda etapa no lugar de Dzeko - da própria Inter.
No finalzinho da partida Éderson salvou o Manchester City ao fazer uma defesa espetacular após chute à queima-roupa de Lukaku. No último lance do jogo, o goleiro brasileiro mostrou mais uma vez sua eficiência e fez um verdadeiro milagre após uma cabeçada de Gosens.
FICHA TÉCNICA
Manchester City 1 X 0 Inter de Milão
Final da Liga dos Campeões da Europa
Local: Atatürk Olympic Stadium, Istambul, Turquia.
MANCHESTER CITY - Ederson; Akanji, Rúben Dias e Aké; Stones, Rodri, Bernardo Silva, De Bruyne (Foden), Gündoğan e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
INTER DE MILÃO - Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoğlu, Mkhitaryan e Dimarco; Lautaro Martínez e Džeko (Lukaku).