SAF

Menin promete detalhar SAF em 45 dias e vê poder de veto da torcida do Atlético

Rafael Menin destacou que no desenho atual da proposta da SAF, clube ficará com cerca de 40% das ações

O Tempo
Publicado em 02/02/2023 às 20:36
Compartilhar

Rafael Menin, revelou que a torcida será ouvida e terá papel importante para definir se o clube aceitará ou não a proposta (Foto/Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)

O Atlético segue no processo em se transformar em Sociedade Anônima do Futebol, e um dos mecenas do clube, Rafael Menin, revelou que a torcida será ouvida e terá papel importante para definir se o clube aceitará ou não a proposta do investir norte-americano, que vem sendo estudada pelo Galo.

Além disso, o dirigente destacou que o Atlético ficará com cerca de 40% das ações, o que dará um peso importante no conselho da SAF no que diz respeito à tomada de decisões conjuntas entre associação e o investidor.

"A gente procurou fazer no Atlético uma SAF onde o Conselho, representante da torcida, tivesse uma representatividade muito importante. O clube, no desenho que foi feito, vai ter perto de 40% da SAF. É um modelo muito diferente dos outros clubes", destacou Menin em entrevista ao canal BicaGalo.

No regime estatutário do Atlético, a torcida não tem direito a voto ou a qualquer interferência em decisões tomadas pelo clube através do conselho deliberativo. Mesmo assim, Rafael Menin acredita que o conselho ouvirá a torcida quando tiver que tomar a decisão sobre a proposta do investidor que o clube tem em mãos. 

"Quem é dono do Atlético é a torcida. O Atlético tem nove milhões de donos. E o conselho é o representante da torcida. Essa transação só será executada se a torcida, tendo o conselho como representante, entender que é boa para o Atlético. Se o Atlético, conselho e torcida entenderem que não é boa, não tem SAF. Não temos nenhuma dúvida de que o conselho vai escutar a torcida", disse. 

Menin destacou novamente que a torcida terá um peso importante para vetar ou não a proposta.

"Vamos fazer com calma, apresentando para torcida, imprensa, conselho, para tentar chegar a um modelo que atenda todo mundo. Se a torcida não entender que é bom para o Atlético, não tem transação".

Por fim, Rafael Menin afirmou sobre o prazo para apresentar a proposta final para o conselho deliberativo do Atlético tomar a decisão.

"Já foi feita uma primeira reunião com o conselho, com aspectos mais gerais. A gente acha que teremos condição de apresentar, com mais detalhes para o conselho, em 45 dias".

O QUE SE SABE SOBRE A SAF DO GALO

No processo de encontrar um sócio, o Galo conta com a assessoria financeira de duas empresas, a EY e BTG.

"Foram mais de 100 investidores acessados, chegamos a oito ofertas não vinculantes, depois caminhamos para um fundo que entendemos representar o que a gente busca como a SAF ideal", declarou Rafael Menin, membro do órgão colegiado.

Investidor

Especula-se que um fundo de investimentos norte-americano liderado pelo empresário e investidor Peter Grieve, responsável pelo “The Football Co”, é um dos favoritos para adquirir o alvinegro. Foi dono de um clube no Zimbábue até 2017, outro em Gibraltar e tentou sem sucesso comprar o Hull City.

Proposta não-vinculante

Proposta que revela intenções das partes na negociação, mas que ainda não há a obrigação da negociação acontecer.

Possível divisão de cotas

O time mineiro também tem algumas diretrizes manter um time protagonista e, ao menos, 30% das ações continuarem pertencentes à Associação.

A Arena MRV e outros ativos do clube, como a Cidade do Galo, por exemplo, não estão inclusos, sendo a venda feita por 50% + 1 ações do clube ao investidor.

Há a possibilidade da porcentagem restante ser direcionada a membros do órgão colegiado, que aportaram milhões para a montagem do elenco em 2020.

Prazo para transformação em SAF

A SAF do Galo está a detalhes de ser concluída, estando até prevista no orçamento do clube para 2023, prevendo abatimento de dívidas, que estão na casa dos bilhões e serão abatidas periodicamente, e investimentos no futebol do clube.

A apreciação e votação do Conselho Deliberativo está previsto para fevereiro ou no máximo até março.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por