O gol do título foi marcado por Danilo, de cabeça, aos 21 minutos, do segundo tempo (Foto/Ag Futebol Interior)
São Paulo, SP, 29 (AFI) – O Palmeiras foi superado pelo Flamengo que se tornou o primeiro clube brasileiro a ser tetracampeão da história da Libertadores. Em jogo único disputado no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, na tarde deste sábado (29), o time carioca venceu os paulistas por 1 a 0, com gol de Danilo, já no segundo tempo da partida.
Antes, o Flamengo havia sido campeão em 1981, 2019 e 2022. Já o Palmeiras, com títulos de 1999, 2021 e 2021, segue ao lado de Santos e Palmeiras como tricampeões. O maior campeão da história é o Independiente, da Argentina, com sete títulos: 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984.
DETALHES DE PALMEIRAS E FLAMENGO
O primeiro tempo foi de muita marcação e pouca emoção na decisão disputada em Lima, no Peru. Com mais posse de bola, foi o Flamengo que criou as primeiras boas chances. Aos 14 minutos veio a melhor oportunidade, quando Bruno Henrique avançou com liberdade, mas acabou chutando por cima do gol de Carlos Miguel.
O Palmeiras, por sua vez, conseguiu equiliberar a partida à partir dos 20 minutos. Mas, o clima ficopu tenso, após uma entrada forte de Erick Pulgar em Bruno Fuchs com o duelo paralisado. Os jogadores do time paulista pediram a expulsão do rival, mas o árbitro aplicou apenas o cartão amarelo. O VAR concordou com a decisão e sequer chamou para revisão.
O “Velho Danilo” fez o gol mais importante da sua vida ontem contra o Palmeiras (Foto/Gilvan de Souza – CRF)
Nos minutos finais, Bruno Henrique criou mais uma boa chance para o Flamengo, mas Piquerez conseguiu tirar o perigo praticamente em cima da linha. Por isso, o duelo foi para o intervalo empatado.
Na volta para o segundo tempo, a intensidade do duelo aumentou bastante. Mas, depois de assustar com Flaco López, o Palmeiras viu o Flamengo abrir o placar. Aos 21 minutos, depois de uma cobrança de escanteio de Arrascaeta, Danilo subiu no segundo andar e testou firme para o fundo da rede, sem chances para Carlos Miguel. O goleiro ficou parado, viu a bola tocar na sua trave direita e entrar.
Depois do susto, o Palmeiras fez pressão pelo empate e o Flamengo se defendeu como pode. A melhor chance veio aos 25 minutos, quando depois de uma bola alçada na área, Flaco ajeitou de cabeça e Murilo emendou de primeira, mas a bola saiu tirando tinta da trave.
À partir daí, o time paulista seguiu em cima, pressionando, mas o Flamengo foi salvo pelo goleiro Rossi que fez boas defesas. Em vantagem no placar, os cariocas apenas administraram o resultado e esperaram o tempo passar para serem campeões.
PALMEIRAS - Carlos Miguel; Khellven (Ramón Sosa), Gustavo Gómez, Murilo (Giay) e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan (Facundo Torres) e Raphael Veiga (Felipe Anderson/Maurício);
Flaco López e Vitor Roque.
Técnico: Abel Ferreira
FLAMENGO - Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro;
Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (Luiz Araújo); Carrascal, Bruno Henrique (Juninho) e Samuel Lino (Everton).
Técnico: Filipe Luís