Rafael Navarro voltou a marcar, desta vez contra o Vasco (Foto/Klaudia Kalinim)
Em um jogo animado e intenso, Vasco e Palmeiras empataram em 2 a 2 neste domingo. No Maracanã ensolarado e com bom público, o time cruzmaltino abriu dois gols de vantagem, mas a equipe alviverde reagiu e buscou o empate no duelo da segunda rodada do Brasileirão. Pedro Raul e Gabriel Pec foram às redes pelos anfitriões, incapazes de conseguir sustentar a vantagem principalmente pelo bom segundo tempo dos visitantes, que marcaram com Rafael Navarro e Artur.
Com um triunfo e um empate cada, Palmeiras e Vasco somam quatro pontos no torneio nacional. Na próxima rodada, a terceira, o atual campeão nacional encara o Corinthians no dérbi que será disputado no sábado, às 18h30, no Allianz Parque. Antes disso, na quarta, tem compromisso pela Copa do Brasil diante do Tombense, em Uberlândia. A equipe carioca joga apenas dia 1º de maio, segunda-feira, contra o Bahia.
Foram agitados e intensos os primeiros 45 minutos no Maracanã. Passada a primeira parte, o jogo ganhou em emoção à medida que o Vasco aproveitou os espaços que a exposta defesa do Palmeiras deixou. Ao contrário do que aconteceu em 2022, sem Danilo, segundo volante que protegia a retaguarda, o time levado gols com frequência, como aconteceu neste domingo.
O Vasco deu duas estocadas no primeiro tempo. Nas duas, foi às redes, aproveitando os espaços e chegando ao gol com poucos toque, em transições rápidas. Pedro Raul foi quem abriu o placar, completando cruzamento/chute de Alex Teixeira aos 29. Dez minutos depois, nova investida originou o segundo gol. Desta vez, Weverton defendeu cabeceio de Pedro Raul, mas Pec guardou no rebote.
O Palmeiras, então, parou de dar chutões e pôs a bola no chão. A postura fez diferença. Mais arrumado, o time paulista também chegou ao seu gol pelo alto, com Rafael Navarro, cutucando de cabeça para as redes o cruzamento de Gabriel Menino.
O comportamento do Palmeiras no fim da etapa inicial foi o mesmo nos primeiros minutos do segundo tempo. Na verdade, foi até melhor. A equipe empurrou o Vasco para seu campo de defesa, teve grande volume de jogo e insistiu até conseguir o empate.
Foram duas boas oportunidades criadas até Dudu cruzar para o pequeno Artur, de 1,68m, subir livre na área e marcar de cabeça. A reação deixou os visitantes empolgados e os anfitriões, assustados. O domínio palmeirense seguiu e não resultou no terceiro gol porque o goleiro Léo Jardim trabalhou com competência nas conclusões de Dudu e Artur.
Sem Dudu e Artur, substituídos, o exausto Palmeiras reduziu seu ritmo. Até tirou o pé pensando na dura sequência que tem pela frente. O Vasco ganhou novo gás com as modificações feitas pelo auxiliar Maldonado. Mas não houve mais gols no Maracanã.
FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 2 PALMEIRAS
VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bambu (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes), Jair (Galarza) e Andrey; Gabriel Pec (Orellano), Alex Teixeira (Figueiredo) e Pedro Raul. Técnico: Maldonado (auxiliar).
PALMEIRAS - Weverton; Garcia, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Fabinho) e Gabriel Menino (López); Artur (Luis Guilherme), Dudu (Jhon Jhon) e Navarro (Endrick). Técnico: João Martins (auxiliar).
GOLS - Pedro Raul, aos 28, Gabriel Pec, aos 39, e Rafael Navarro, aos 46 minutos do primeiro tempo. Artur, aos 17 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Lucas Piton, Jair, Zé Rafael, Gabriel Menino, Gabriel Pec, Murilo.
ÁRBITRO - Rafael Rodrigo Klein (RS).
RENDA - R$ 3.321.936,00.
PÚBLICO - 59.867 pagantes.
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Por: Ricardo Magatti