O Verdão precisa da vitória e contar com uma derrota do Botafogo para o Grêmio para assumir a liderança. ((Foto/César Greco))
O Palmeiras vai para Campinas neste sábado (28), para receber o Atlético-MG no Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani, em duelo de abertura da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 18h30, podendo inclusive assumir a liderança, a depender também do resultado do Botafogo na rodada.
O Verdão é o segundo colocado, com 53 pontos, e tem apenas três tentos de distância para o líder Botafogo, com 56. Os paulistas já tem saldo de gols superior – 25 contra 21 -, e por isso a combinação de vitória em cima do Galo com derrota do Fogão para o Grêmio, no Mané Garrrincha, coloca o Palmeiras na liderança. O Atlético é o nono colocado, com 36 pontos.
O Portal Futebol Interior acompanha esse e os demais confrontos do Campeonato Brasileiro por meio de noticiário completo além de pré e pós-jogo. O PLACAR AO VIVO acompanha o jogo simultaneamente.
PALMEIRAS
Superando a dupla eliminação nas copas, o Palmeiras tenta encerrar 2024 com um título de expressão. Desde a derrota por 2 a 1 no jogo de ida diante do Botafogo, no Nilton Santos, o Verdão só foi parado pelo próprio Fogão, no duelo de volta, quando empataram em 2 a 2.
Enquanto isso, no Brasileirão disputou cinco rodadas, alcançando cinco vitórias, com 16 gols marcados e apenas um sofrido, para o São Paulo, quando venceu o Choque-Rei no Allianz por 2 a 1. Desde então, goleou Cuiabá e Criciúma por 5 a 0, além de bater o Athletico por 2 a 0 e o Vasco, por 1 a 0.
Devido à agenda de shows sediada pelo Allianz, organizado pela WTorre, o Palmeiras levou o confronto diante do Galo para Campinas, e esgotou a carga de 16 mil ingressos, assim como fez no final de agosto, quando utilizou o estádio e atropelou o Cuiabá.
Na ocasião, o técnico Abel Ferreira inclusive elogiou as dependências do Guarani. O treinador inclusive teve efeito suspensivo acatado e comanda a equipe neste sábado.
Abel terá problemas no meio de campo, sem contar com os suspensos Zé Rafael e Richard Ríos, que receberam o terceiro amarelo. Piquerez está cortado da temporada e Caio Paulista volta de suspensão na lateral-esquerda. Pela direita, Marcos Rocha e Mayke se recuperam de lesão, enquanto Estêvão, mais a frente, também não tem condições.
ATLÉTICO
Mesmo fazendo um Campeonato Brasileiro sem muito destaque, o Atlético segue vivo em três competições, brigando por título nas semifinais de Copa do Brasil e Libertadores. No Brasil, apenas o Corinthians também disputa três torneios – com Copa do Brasil e Sul-Americana.
Ainda que instável, o Atlético comandado por Gabriel Milito embalou duas vitórias consecutivas e sem sofrer gols, atropelando o Red Bull Bragantino no Brasileirão, por 3 a 0, e avançando na Libertadores em cima do Fluminense, por 2 a 0, ambos na Arena MRV.
Sem folga na agenda, o Galo deve entrar com time misto diante do Palmeiras, poupando os principais nomes para o próximo meio de semana, quando recebe o Vasco no embate de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Longe de viver no auge, Bernard virou desfalque porque sofreu ruptura do ligamento colateral medial no joelho direito. Fausto Vera já jogou a Copa do Brasil pelo Corinthians, assim como Deyverson pelo Cuiabá, e por isso vão ganhar rodagem no Brasileirão. Paulinho será poupado para o mata-mata.
A lista de desfalques por lesão segue grande no Atlético. Lyanco sentiu dores e não joga, assim como Otávio, em transição física. Alisson, Zaracho e Renzo Saravia também estão em tratamento e não vão a campo. A tendência é que Hulk e Scarpa também sejam poupados.
PALMEIRAS - Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista;
Aníbal Moreno, Fabinho e Raphael Veiga; Maurício, Flaco López e Felipe Anderson.
Técnico: Abel Ferreira
ATLÉTICO-MG - Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Junior Alonso e Rubens (Guilherme Arana); Fausto Vera, Battaglia e Igor Gomes; Palacios, Deyverson e Hulk (Cadu).
Técnico: Gabriel Milito