José é atleta da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) e já trouxe para casa diversas medalhas ao longo de sua carreira (Foto/Divulgação)
Nesta quarta-feira (28), Paris será o palco da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024. O evento, que começa às 15h (horário de Brasília), marcará uma estreia inédita ao ser realizado fora de um estádio. O desfile dos atletas partirá da parte inferior da Champs-Elysées, percorrendo o coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde, prometendo um espetáculo inesquecível. A competição se estenderá até o dia 8 de setembro, quando ocorrerá a cerimônia de encerramento.
Entre os atletas que representarão o Brasil, destaca-se José Carlos Chagas, da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Aos 43 anos, José, carinhosamente conhecido como "Zé", participa de sua quarta edição dos Jogos Paralímpicos. Diagnosticado com paralisia cerebral e com severo comprometimento motor, José encontrou no esporte uma forma de superação e realização. Ele começou a praticar bocha aos 26 anos e, desde então, vem acumulando conquistas importantes.
José é atleta da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) e já trouxe para casa diversas medalhas ao longo de sua carreira. Em 2023, conquistou a medalha de bronze no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020, também faturou o bronze no individual. Em Lima 2019, José garantiu a prata no individual e por equipe, além de ter sido campeão no individual e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. Sua primeira conquista foi um bronze no individual em Guadalajara, em 2011.
Falando em bocha, Uberaba será palco do Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, de 12 a 15 de setembro. A competição ocorrerá simultaneamente nas quatro quadras da Arena Funel. Essa será a terceira vez que Uberaba sedia a competição, tendo as edições anteriores ocorrido em 2017 e 2019.