ORGULHO

Paratleta traz duas medalhas do Para-Panamericano para Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 30/11/2023 às 09:34
Compartilhar
Poliana Sousa faturou o segundo e terceiro lugares nas modalidades de lançamento de dardo e de disco, respectivamente. As conquistas vêm após uma competição acirrada e da convocação surpresa para uma das modalidades. (Foto/Divulgação)

Poliana Sousa faturou o segundo e terceiro lugares nas modalidades de lançamento de dardo e de disco, respectivamente. As conquistas vêm após uma competição acirrada e da convocação surpresa para uma das modalidades. (Foto/Divulgação)

Com duas medalhas da paratleta uberabense Poliana Sousa, o Brasil obteve desempenho marcante nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Foram 343 medalhas conquistadas, o que representa o melhor desempenho de todos os tempos na competição.  

Poliana Sousa faturou o segundo e terceiro lugares nas modalidades de lançamento de dardo e de disco, respectivamente. As conquistas vêm após uma competição acirrada e da convocação surpresa para uma das modalidades.  

“Foi uma competição é bem acirrada. A gente até não esperava trazer duas medalhas. A gente queria subir ao pódio para conquistar uma medalha na minha prova, que eu fui convocada, que foi o lançamento de dardo. Porém, como surpresa, a gente ainda conseguiu conquistar o bronze no lançamento de disco. As nossas expectativas foram mais do que superadas lá em Santiago”, pontua a atleta. 

Ao JM a atleta conta que, antes da convocação, não pensava mais em participar do Parapan devido a problemas pessoais e de saúde. Entretanto, quando foi convocada, recebeu apoio da família, principalmente do marido, que a acompanhou durante a viagem. Por isso, as vitórias tiveram um gosto ainda mais especial.  

“Nessa competição tive uma presença maior, que foi o meu esposo, ele me acompanhou, assistiu as provas, por ser perto, a gente conseguiu com que ele pudesse estar prestigiando as minhas provas, então foi muito legal”, conta. 

Apesar das boas marcas, Poliana ainda não tem a confirmação de sua participação nas Paraolimpíadas Paris 2024. No entanto, este é seu foco agora, o que envolve muito treino por parte da paratleta que teve a oportunidade de participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2024, ao lado de Ercileide Silva e José Carlos Chagas. 

“Estamos trabalhando, o foco é Paris 2024. A gente tem outras competições no início do ano para poder estar tentando a convocação. Mas não depende da gente, entre termos. Porque a gente precisa participar das competições para obter os índices e assim ser convocado”, explica Poliana.  

A paratleta ainda conta que sem a colaboração dos apoiadores, nada disso seria possível. “Graças ao governo federal, através da bolsa atleta, a gente consegue se manter, também o pessoal da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba), que é a minha segunda casa, sem o espaço que tem ali na instituição, nada disso poderia ser possível, eles ali dão a maior força para nós. Ao meu treinador, e à Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais, além da Unimed”, finaliza. 

Ao todo, a equipe brasileira garantiu 343 medalhas no total, com 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes. A campanha na capital chilena superou a registrada nos Jogos de Lima, quando o Brasil subiu 308 vezes ao pódio, com 124 medalhas de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. A última vez que o país terminou no topo do quadro de medalhar foi em 2007, nos jogos sediados no Rio de Janeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por