Carlos Alberto (Foto) e Janderson foram os autores dos gols (Foto/Vitor Silva – Botafogo)
Paraná, ARG, 12 (AFI) – Atuando com reservas, o Botafogo conseguiu uma grande vantagem atuando na Argentina, nesta quarta-feira. Com gols de Carlos Alberto e Janderson, o Fogão venceu o Patronato por 2 a 0, no estádio Presbítero Bartolomé Grellá, pelo jogo de ida dos playofss da Copa Sul-Americana. Os argentinos ainda tiveram um gol anulado pelo VAR.
Com o resultado, o Botafogo pode perder até por um gol de diferença na volta que mesmo assim avança para as oitavas de finais. O segundo jogo está marcado para a próxima quarta-feira, às 19h00, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Caso avance, o Glorioso irá enfrentar o Guaraní, do Paraguai, ex-clube de Segovia, xodó da torcida.
MOVIMENTADO
A primeira etapa foi movimentada na Argentina. Com o gramado alto e encharcado pela forte chuva, o time misto do Botafogo encontrou dificuldade de fazer seu jogo pelo chão. A alternativa foi apostar na bola aérea. Na melhor chance, Marçal cruzou e Carlos Alberto cabeceou rente à trave.
Em outra oportunidade, o time carioca reclamou bastante de um pênalti em cima de Carlos Alberto, que foi puxado pela defesa argentina. Além de uma expulsão para Valdez, que acertou uma cotovelada em Di Plácido Na reta final, o Patronato tentou um abafa e Lucas Perri teve que intervir, fazendo uma grande defesa à queima roupa.
GLORIOSO EM VANTAGEM
Na segunda etapa, o Botafogo voltou mais ligado e não demorou muito para abrir o placar. Logo aos seis minutos, Carlos Alberto aproveitou a falha da defesa do Patronato, avançou livre e, de cavadinha, marcou um belo gol. Foi o terceiro gol do atacante em três jogos seguidos.
Atrás do placar, o Patronato se lançou ao ataque e foi um prato cheio para o Botafogo ampliar. Em contra-ataque, Perri lançou Diego Hernández com a mão. O meia serviu Di Plácido na direita, que cruzou para Janderson cabecear para as redes, aos 19 minutos. Com dois de vantagem, o Botafogo seguiu aproveitando os espaços nos contragolpes e ainda contou o auxílio do VAR, que anulou o gol de Esquivel, para manter a vantagem até o apito final.
AGENDA
Líder isolado do Brasileirão com 36 pontos, 10 à frente do vice-líder Flamengo, o Fogão abre a 15ª rodada da Série A, em jogo isolado no sábado, quando recebe o Red Bull Bragantino, às 21h00, no Nilton Santos.
PATRONATO (ARG) - Salvá; Geminiani, Ojeda, Domingo e Ghirardello;
Vázquez, Barinaga (Alexander Sosa), Novero e Esquivel; Arce (Valentín Pereyra) e Valdez Chamorro (Russo)
Técnico: Rodolfo De Paoli
BOTAFOGO - Lucas Perri; Di Plácido (JP Galvão), Philipe Sampaio, Víctor Cuesta (Luis Segovia) e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Breno e Eduardo (Gustavo Sauer); Júnior Santos, Carlos Alberto (Diego Hernández) e Janderson
Técnico: Cláudio Caçapa (interino).
Fonte: Agência Futebol Interior