Payet marca de falta e Vasco supera o América-MG em São Januário. (Foto/Daniel Ramalho/Vasco da Gama)
Na sua luta para permanecer na elite nacional no próximo ano, o Vasco conquistou uma importante vitória, por 2 a 1, sobre o América-MG, neste domingo, em São Januário, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o apoio da torcida, os vascaínos não jogaram bem, mas se superaram na garra e contaram com o talento do francês Payet, que marcou um belo gol de falta nos acréscimos para decretar a vitória.
Após o término da rodada, o Vasco continua fora da zona de rebaixamento. Subiu uma posição, ocupando agora o 15º lugar, com 40 pontos, dois à frente do Bahia, com 38. O América-MG continua perdendo. Por isso, segue em último lugar, com 21 pontos, e já está rebaixado à Série B.
O objetivo vascaíno era confirmar o bom momento e alcançar sua terceira vitória consecutiva, após os triunfos sobre o Cuiabá, por 2 a 0, e sobre o então líder Botafogo, por 1 a 0, mas não foi isso que aconteceu.
O lance salvador que tirou o Vasco do sufoco aconteceu com Vegett. Elei sofreu falta na frente da área, e aos 48, surgiu o talento do francês Payet, que cobrou falta com perfeição, de curva, encobrindo a barreira e acertando o ângulo. Na comemoração, Payet apontou para a manga da camisa, onde tem uma imagem de Roberto Dinamite, ex-ídolo do clube e que era exímio cobrador de faltas. Festa gigantesca nas arquibancadas.
Com a Data Fifa e a pausa na competição, os dois times vão ter tempo para se recuperar. O Vasco só volta a campo no dia 22 (quarta-feira) num confronto direto com o Cruzeiro, no Mineirão. O América-MG vai enfrentar o Flamengo, em Uberlândia (MG).
FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 1 AMÉRICA-MG
VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodriguez), Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Paulinho e Praxedes (Payet); Gabriel Pec (Sebátian Ferreira), Vegetti e Alex Teixeira (Rossi). Técnico: Ramón Diaz.
AMÉRICA-MG - Jori;Daniel Borges (Iago Maidana), Júlio (Mateus Henrique), Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal (Alê), Juninho e Emmanuel Martínez; Felipe Azevedo, Mastriani (Renato Marques) e Everaldo (Adyson). Técnico: Diogo Giacomini (interino).
GOLS - Vegetti, aos 3, e Mastriani, aos 12 minutos do primeiro tempo. Payet, aos 48 minutos do segundo tempo.
BOTAFOGO VIRA NO 1º TEMPO, MAS CEDE EMPATE AO RED BULL BRAGANTINO NOS ACRÉSCIMOS
O Campeonato Brasileiro tem oficialmente um novo líder ao final desta 34ª rodada. Com gol de Thiago Borbas aos 50 minutos do segundo tempo, o Red Bull Bragantino arrancou o empate em 2 a 2 com o Botafogo no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, neste domingo, e assegurou a liderança isolada do Palmeiras na competição. Mesmo com o resultado, os dois times ainda se mantêm na briga pelo título.
Este empate amargo, com gol nos acréscimos da etapa final, mantém o Botafogo sem vencer na competição há seis jogos, com quatro derrotas e dois empates. O clube tem 60 pontos, agora atrás do Palmeiras, que venceu o Internacional por 3 a 0 no sábado e chegou a 62. O Bragantino se mantém na briga, com 59, se aproveitando da derrota do Grêmio, também com 59, para o Corinthians, em Porto Alegre.
Na briga pela liderança, três clubes têm uma partida a menos: Botafogo, Bragantino e Flamengo, que aparece na quinta posição com 57 pontos.
Em entrevista no gramado, antes de a bola rolar em Bragança Paulista, Lúcio Flávio confirmou a contratação de Thiago Nunes, novo técnico do Botafogo para a reta final do Campeonato Brasileiro. O treinador, que estava no Sporting Cristal da Bolívia, terá pouco mais de 10 dias para conhecer e trabalhar com o elenco, de olho no título.
Isso porque o Campeonato Brasileiro será paralisado por duas semanas para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O Bragantino se prepara para enfrentar o Flamengo no Maracanã no dia 23 de novembro, às 21h30, em jogo atrasado da 30ª rodada. Já o Botafogo viaja para o Ceará enfrentar o Fortaleza no Castelão no mesmo dia, mas às 19 horas, pela 29ª rodada.
RED BULL BRAGANTINO 2 X 2 BOTAFOGO
RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andrés Hurtado (Luan Cândido), Realpe (Matheus Fernandes), Léo Ortiz e Juninho Capixaba (Alerrandro); Jadsom Silva, Lucas Evangelista, Eduardo Sasha (Bruninho) e Vitinho (Sorriso); Henry Mosquera e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.
BOTAFOGO - Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Diego Hernández) e Eduardo (Gabriel Pires); Júnior Santos (Danilo Barbosa), Tiquinho Soares (Diego Costa) e Victor Sá (Hugo). Técnico: Lúcio Flávio.
GOLS - Thiago Borbas, aos 2, Victor Sá, aos 34, e Eduardo, aos 36 minutos do primeiro tempo. Thiago Borbas, aos 50 minutos do segundo tempo.
JOGOS DE ONTEM DOMINGO
Bragantino 2 x 2 Botafogo
Grêmio 0 x 1 Corinthians
Vasco 2 x 1 América-MG
Santos 0 x 0 São Paulo
Atlético-MG 2 x 1 Goiás
Bahia 1 x 1 Athletico-PR
Cuiabá 2 x 1 Fortaleza