Com o resultado, o Santos terminou a competição em terceiro lugar do Grupo E (Foto/Divulgação)
Santos, SP, 29 (AFI) – O Santos se despediu da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (29). Sem chance de classificação, o time recebeu o Blooming, da Bolívia, e empatou sem gols, desperdiçando um pênalti no último lance. A partida, válida pela sexta e última rodada da fase de grupos, foi realizada na Vila Belmiro.
O jogo também marcou a estreia do técnico Paulo Turra no time paulista. O novo treinador, substituto do demitido Odair Hellmann, apelou para quatro titulares na reta final do jogo e mesmo assim não conseguiu findar com o jejum de vitórias. Os bolivianos ainda atuaram com um jogador a menos por 17 minutos, após expulsão de Latorre por acúmulo de amarelos.
Querendo espaço entre os titulares, o jovem Deivid Washington, de 18 anos, acabou deixando o campo como um dos responsáveis pelo tropeço, pois desperdiçou diversas boas oportunidades. Lucas Lima acabou como o maior vilão. Por outro lado, o goleiro Vladimir saiu como herói com três grandes defesas. O goleiro ainda deu sorte em bomba de falta de Siles na trave.
JEJUM DE 11 JOGOS
Além disso, encerraria um jejum de vitórias que agora chegou a 11 jogos na temporada, sendo cinco derrotas e seis empates. A última vitória foi em 14 de maio, quando venceu o Vasco por 1 a 0 em São Januário.
COMO FICOU?
Com o resultado, o Santos terminou a competição em terceiro lugar do Grupo E, com cinco pontos, enquanto o Blooming ficou em quarto e último lugar, com apenas um.
O Newell Old Boys, da Argentina, terminou em primeiro lugar, com 16, e avançou às oitavas de final. O Audax Italiano, do Chile, ficou em segundo, com 11, e vai disputar uma repescagem para tentar seguir vivo.
JOGO COM TORCIDA
Em rota de colisão com o time e seus dirigentes, as torcidas organizadas optaram por protestar. Desta vez sem atirar objetos no gramado. Os poucos presentes – as arquibancadas da Vila Belmiro estavam bastante vazias – ficaram em silêncio em grande parte da partida.
A punição de 30 dias com portões fechados vale somente em jogos da CBF, mesmo assim quase ninguém se empolgou em acompanhar o jogo que não valia nada diante do Blooming.
O JOGO
O Santos teve boa chance em escanteio no começo da partida. Lucas Barbosa desviou, mas Deivid Washington escorregou no momento do chute. Ele ainda finalizou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
O time paulista seguiu dominando a partida e não deixava o Blooming ficar com a bola. Sandry arriscou de longe, mas por cima. A primeira chegada boliviana aconteceu aos 18 minutos, quando Siles ficou com rebote e chutou de primeira, com perigo.
Deivid Washington ainda teve mais três boas oportunidades. Na principal delas, pegou rebote dentro da área e chutou forte, mas parou em grande defesa do goleiro Uraezaña. Antes do intervalo, o Blooming quase abriu o placar. Em contra-ataque rápido, Gastón Rodriguez saiu na cara do gol e chutou colocado, mas Vladimir salvou o Santos.
SEGUNDO TEMPO
No começo do segundo tempo, Deivid teve nova chance para o Santos, mas o chute colocado foi defendido pelo goleiro. A resposta boliviana veio com Cuéllar, mas Vladimir fez outra grande defesa.
Com várias mudanças, o jogo diminuiu de ritmo, mas ainda teve algumas chances perigosas. Paulo Turra precisou apelar para a entrada dos titulares Rodrigo Fernández, Lucas Lima e Mendoza. Camacho não viu que seria um dos substituídos e o Santos jogou alguns segundos com 12 em campo para revolta dos bolivianos. O árbitro se desculpou pelo erro.
O Blooming quase abriu o placar aos 26 minutos, quando Siles acertou a trave em cobrança de falta. Minutos depois, Deivid Washington desperdiçou chance dentro da área, cabeceando por cima do gol.
EXPULSÃO E PÊNALTI PERDIDO
Ainda deu tempo de Latorre, do Blooming, ser expulso após receber o segundo cartão amarelo, aos 38 minutos. O Santos exerceu pressão e teve um pênalti a seu favor após revisão no VAR, no último lance. Lucas Lima chutou forte, mas a bola explodiu na trave e o jogo foi finalizado.
PRÓXIMOS JOGOS
O Santos agora se concentra exclusivamente no Brasileirão. O time volta a campo no domingo, às 18h30, quando visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Na sequência, recebe o Goiás, outro adversário que briga contra o Z-4, e faz o clássico com o São Paulo, no Morumbi.
SANTOS - Vladimir; Cadu (Ed Carlos), Luiz Felipe, Alex e Kevyson;
Camacho (Rodrigo Fernández), Sandry e Lucas Barbosa (Mendoza);
Daniel Ruiz (Soteldo), Miguelito (Lucas Lima) e Deivid Washington.
Técnico: Paulo Turra
BLOOMING (BOL) - Uraezaña; Romero, Cabrera, Latorre e Villamil (Duran);
Figuera, Siles, Richet Gómez e Cuéllar (Menacho); Arismendi (Lacerda) e Rodríguez (Severiche).
Técnico: Carlos Bustos
Fonte: Agência Futebol Interior