Após vitória no primeiro jogo, Fla teve tranquilidade, enquanto Vasco passou vexame na Copa do Brasil (Foto/ Daniel Ramalho/ Vasco Notícias)
Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – Vasco e Flamengo farão mais um “Clássico dos Milhões”, o terceiro da temporada, desta vez pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Carioca. O clima é totalmente inverso ao do primeiro confronto. Desta vez, o time rubro-negro chega muito mais leve, enquanto o cruzmaltino vive abalo de confiança, tanto dentro de campo como com sua relação com a torcida. O clássico decisivo será realizado no domingo, às 18h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
No jogo de ida, os times fizeram um jogo disputado, mas com falhas cruciais para ambos os lados, que fez o placar ser bastante movimentado. O Flamengo, porém, errou menos e venceu por 3 a 2.
Como tem melhor campanha, o Vasco, além de fazer este segundo jogo como mandante, joga por um empate no placar agregado. Ou seja, precisa de uma vitória simples para avançar à final, enquanto o Flamengo joga pelo empate ou uma nova vitória.
Quem avançar, encara o vencedor de Fluminense x Volta Redonda na final. No primeiro jogo, o Volta Redonda voltou a surpreender, venceu por 2 a 1 e jogar por um empate. O Fluminense precisa de uma vitória simples.
No primeiro jogo da semifinal entre Vasco e Flamengo, o time cruzmaltino chegou em melhor momento, pois já tinha batido o rival na Taça Guanabara, por 1 a 0, e ainda viu o rival perder o título simbólico da fase para o Fluminense.
Agora, porém, a situação se inverteu, já que depois da vitória o Flamengo, que vinha enfrentando protestos da torcida, teve uma semana mais tranquila para trabalhar. O objetivo é consolidar a reação e eliminar o rival.
No lado vascaíno, a derrota, apesar de falhas individuais, principalmente do zagueiro argentino Manuel Capasso, não foi o que realmente abalou o clima.
O choque aconteceu na quinta-feira, quando foi eliminado precocemente na segunda fase da Copa do Brasil. Após empatar sem gols, foi derrotado nos pênaltis por 6 a 5. Pedro Raul, principal contratação do Vasco, poderia ter classificado o time, mas perdeu o pênalti decisivo, o terceiro da temporada.
A torcida, que já tinha demonstrado insatisfação com o aumento no preço dos ingressos, não poupou críticas após o apito final. O principal alvo foi justamente o camisa 9.
Apesar dos tropeços do Vasco, o técnico Maurício Barbieri não deve mudar muito o time, indicando que deve se concentrar em recuperar o emocional dos jogadores. O desgaste físico, porém, pode ser levado em consideração para eventuais alterações. Recuperado de lesão, o zagueiro Miranda, que entrou contra o ABC, pode voltar ao time titular no lugar de Capasso.
No primeiro clássico, Barbieri surpreendeu com a entrada de Galarza no time titular, o que gerou críticas da torcida. Assim, Marlon Gomes pode ser mantido entre os titulares ou Rodrigo pode ser escolhido para reforçar a marcação no setor.
Barbieri lamentou o desgaste físico e pediu para o time esquecer a eliminação e focar no clássico.
“Estamos vindo de uma sequência de decisões e isso contribui para o desgaste. O mais importante é como vamos reagir. Não podemos fazer mais nada sobre o que aconteceu na Copa do Brasil. Assim como no primeiro jogo contra o Flamengo, a ideia é equilibrar e dar menos oportunidades para eles. Agora é virar a chave, a temporada é assim. Infelizmente a gente não controla. Temos que nos preparar”, reforçou.
Já o Flamengo e, principalmente, o técnico Vítor Pereira, viveu dias mais tranquilos após uma série de tropeços. O treinador português, porém, tem um novo problema para montar o time.
O lateral-direito Matheuzinho, que saiu lesionado no clássico, teve uma fratura na perna e está fora. Apesar de Wesley, de 19 anos, ser opção, há a chance de improvisar Everton Cebolinha ou Matheus França. O escolhido jogará como ala, já que a formação com três zagueiros deve ser mantida.
Mas também há boas notícias. O volante Gerson, suspenso no primeiro jogo, volta e disputa com Thiago Maia e Vidal por duas vagas. Há ainda expectativa para os retornos do lateral-esquerdo Filipe Luís e dos zagueiros Léo Pereira e David Luiz.
Vítor Pereira se esquivou de colocar o Flamengo como favorito e garantiu que o time não jogará pelo empate.
“O favoritismo é um conceito teórico que se prova dentro de campo. Nós não vamos entrar para empatar no próximo jogo, nós vamos entrar para pressionar o Vasco. É uma equipe bem treinada, com bons jogadores, mas nós vamos com a intenção de jogar o nosso jogo”, garantiu.
VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton; Jair, Andrey Santos e Marlon Gomes; Alex Teixeira, Pedro Raul e Gabriel Pec.
Técnico: Maurício Barbieri
FLAMENGO - Santos; Fabrício Bruno, Léo Pereira e Pablo;
Matheus França, Thiago Maia, Gerson e Ayrton Lucas; Gabigol, Pedro e Arrascaeta.
Técnico: Vítor Pereira