Por um tempo, Santos não usará a camisa 10, que foi de Pelé (Foto/Yasuyoshi/CHIBA/AFP)
O presidente do Santos, Andrés Rueda, afirmou em entrevista ao Jornal Bandnews FM que o clube não usará a camisa 10 a partir de janeiro até a decisão do Conselho sobre a aposentadoria.
"Particularmente, sempre fui favorável, acho uma excelente homenagem. Mas por que não colocamos isso antes? A opinião do sócio é dividida, alguns querem a aposentadoria e outros querem a lembrança do Pelé jogando com o time. Agora, com esse entendimento da família, vamos propor a aposentadoria ao Conselho. Isso tem trâmite burocrático, com reunião do Conselho, mas como ato administrativo, não utilizaremos mais a camisa 10 a partir de janeiro e esperamos a decisão definitiva do nosso Conselho", disse Rueda.
A família de Pelé pedirá a Andrés Rueda para aposentar a camisa 10 do Santos Futebol Clube.
O Estatuto Social prevê que a maioria dos conselheiros precisa aprovar qualquer mudança no uniforme. O Conselho Deliberativo precisaria agir em caráter de exceção para cumprir essa homenagem.
Em discussões recentes, conselheiros se dividiram sobre a aposentadoria. O assunto foi pauta na última mudança do Estatuto deste ano, mas não avançou.
O Santos já tem uma homenagem anunciada a Pelé: o uniforme vai ganhar uma coroa sobre o escudo, a partir da primeira semana de janeiro. A mudança já vale para a disputa da Copa São Paulo de Juniores.
Atualmente, a camisa 10 do Santos é de Yeferson Soteldo. Desde Pelé, o número já foi usado por jogadores como Giovanni, Diego, Zé Roberto e Paulo Henrique Ganso.
Fonte: O Tempo