São Paulo soube esperar o Tigre e nos contra ataques, Erison decidiu o jogo (Foto/Rubens Chiri/SPFC)
Buenos Aires, ARG, 6 (AFI) – O São Paulo estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer por 2 a 0 o Tigre-ARG, nesta quinta-feira (6) à noite, no estádio Monumental de Victoria, em Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, da Argentina. Os dois gols foram marcados pelo atacante Erison, ambos no segundo tempo. Com a vitória, o time paulista tem três pontos no Grupo D, ao lado do Tolima-COL, que venceu por 2 a 0 o Puerto Cabello-VEN. Este jogo relembrou a final polêmica de 2012, vencida pelo tricolor no Morumbi com muita confusão dentro de campo.
Foi o primeiro jogo entre as duas equipes desde a finalíssima da Copa Sul-Americana que não acabou em 2012. Só teve o primeiro tempo. O time argentino se recusou a voltar ao gramado do Morumbi após brigar com seguranças e policiais no intervalo e alegarem que foram agredidos. Com isso a Conmebol declarou o São Paulo, que vencia a partida, campeão do torneio.
O primeiro tempo foi truncado e faltoso, mas com domínio territorial do Tigre. Tanto que o goleiro Rafael, do São Paulo, se transformou na principal personagem do jogo, fazendo boas e importantes defesas. Logo no início defendeu chutes de Blondel e Luciatti. Depois ainda evitou o gol, com grande defesa após uma falha de Nathan. O São Paulo só teve uma chance com Erison, num chute de fora da área, mas que o goleiro Marinelli defendeu.
VITÓRIA NOS CONTRA-ATAQUES
A postura foi diferente no segundo tempo, porque além de manter sua forte marcação, o São Paulo passou a imprimir velocidade no contra-ataque. Desta forma, quase abriu o placar aos 10 minutos, num chute da frente da área de Méndez que bateu no pé da trave direita e saiu.
Dois minutos depois aconteceu o contra-golpe mortal. A jogada começou na defesa com uma interceptação de bola de Arboleda, que ligou para Michel Araújo e este fez o passe para Nestor que meteu na medida em diagonal para Erison. O atacante bateu de primeira, cruzado e superou o goleiro Marinelli.
TIGRE TEM QUE SAIR
A partir daí, o Tigre se viu obrigado a sair para o jogo. O São Paulo suportou a pressão e ampliou o placar aos 28 minutos, noutro contra-ataque. Na defesa, Alan Franco fez o lançamento longo para Erison, que ganhou na velocidade de Prediguer e na frente da área arriscou o chute. A bola desviou num zagueiro, subiu e encobriu o goleiro Marinelli.
Dois minutos depois, o técnico Rogério Ceni fez três substituições para dar mais força ao time, colocando Marcos Paulo, Luciano e Luan, respectivamente, nos lugares de Rodrigo Nestor, Erison e Méndez. Depois ainda colocou Alisson no lugar de Wellington Rato, que já estava pendurado com cartão amarelo.
Desorganizado, o Tigre ainda tentou reagir, mas encontrou a defesa do São Paulo bem armada e determinada a não sofrer nenhum gol.
PRÓXIMO JOGO NO MORUMBI
O segundo jogo do São Paulo está marcado para dia 18 de abril, 21h30, no Morumbi, diante do Puerto Cabello, da Venezuela, que em casa, nesta noite, perdeu por 2 a 0 para o Tolima, da Colômbia.
Antes disso, na próxima terça-feira (11), o São Paulo fará a sua estreia na Copa do Brasil diante do Ituano, dentro do Morumbi.
Matéria completa – Agência Futebol Interior