O Uberaba Sport Club anunciou na tarde desta sexta-feira (26) sua desistência de competir na segunda divisão do Campeonato Mineiro de 2023. A informação foi divulgada por meio de um comunicado oficial do Comitê Gestor.
De acordo com o comunicado, a decisão de desistir da competição foi motivada principalmente por questões financeiras. O time afirmou que o aumento anual dos custos para manter uma equipe profissional tem representado um grande desafio para equilibrar o orçamento. Além disso, o Uberaba Sport Club alegou que o ônus de continuar na competição seria maior do que a desistência.
A decisão foi anunciada logo após a saída do técnico Conrado Damásio, que deixou a equipe júnior do clube na quarta-feira (24), alegando incompatibilidade com a direção.
Leia também: O técnico dos Juniores do Uberaba SC deixa o cargo
Confira a nota oficial do Uberaba Sport Club:
USC (Foto/Divulgação)
"Em resultado da reunião que visou a definição de participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023, o Comitê Gestor do Uberaba Sport Club comunica o seguinte:
Considerando os princípios estatutários de boa gestão e eficiência das ações, e levando em conta o considerável aumento anual dos custos necessários para manter uma equipe profissional, compreendemos que equilibrar a parte orçamentária e financeira tem sido um grande desafio.
Além disso, destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube de arcar com as vultuosas dívidas, somadas às despesas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube nesse campeonato.
Declaramos nossa imensa frustração e tristeza, assim como todos os torcedores, porém as obrigações que visam buscar o equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem de prosseguir, uma vez que estamos gradualmente resolvendo as consequências financeiras dentro da realidade do clube.
Além disso, é importante ressaltar que, caso participássemos hipoteticamente da competição e não cumpríssemos as determinações estabelecidas pela Federação Mineira de Futebol, o ônus seria ainda maior do que a decisão apresentada.
Entrar em uma competição apenas para cumprir tabela nunca fez parte das tradições do Uberaba Sport Club, e isso não é o que nossos torcedores e associados esperam e merecem.
Portanto, o Comitê Gestor decidiu pela não participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023.
Acreditamos que essa tenha sido a decisão mais coerente e sensata, e contamos com o apoio e compreensão de todos, na esperança de um retorno breve às atividades profissionais dessa instituição centenária.
Comitê Gestor Uberaba Sport Club"