ARTICULISTAS

Estatísticas interessantes

O TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Sandra de Souza Batista Abud
sandrasba@uol.com.br
Publicado em 09/05/2013 às 20:49Atualizado em 19/12/2022 às 13:11
Compartilhar

* O TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo - caracterizado por repetição incontrolável atinge 4% da população brasileira. Pesquisa desenvolvida em Chicago, Estados Unidos da América do Norte, revela que 11% das mulheres parturientes desenvolvem o TOC.

* A Leishmaniose - doença causada por um parasita denominado Leishmania Chagasi e transmitida para cães e seres humanos pelo mosquito Lutzomyia Longipalpis, conhecido popularmente como mosquito palha - é transmitida dos cachorros infectados para outros animais e para o homem através da picada deste mosquito, o qual se contamina após picar roedores ou cães silvestres. Os cães podem ser um reservatório da doença, já que os sintomas levam de algumas semanas a até dois anos para surgir. Quando acontece a transmissão para humanos, cerca de 10% dos casos em que há tratamento terminam em morte e na ausência dos cuidados necessários o risco de óbito aumenta para mais de 90%. O mosquito transmissor da doença costuma picar ao entardecer e durante a noite, e crianças e idosos estão mais vulneráveis. As larvas do inseto se criam no chão de terra, em locais sombreados, perto de árvores, folhagem e em abrigos de animais. Assim, como no caso da dengue, é fundamental a limpeza de quintais, através da retirada de matéria orgânica como folhas, troncos, restos de vegetação, lixo, limpeza periódica dos abrigos de animais domésticos e, se possível, manter os abrigos afastados da casa. Os sintomas da doença nos cães são apatia, queda de pelos, feridas na pele, emagrecimento, lacrimejamento e crescimento anormal das unhas. No homem, os sintomas são perda de peso, febre de longa duração, diminuição do apetite, fraqueza, anemia, aumento do abdômen, do baço e do fígado, palidez, problemas respiratórios, diarreia, sangramento na boca e nos intestinos. Em humanos, quando diagnosticada em tempo, há tratamentos compatíveis, mas em cães, não existe esta possibilidade, sendo necessário sacrificar o animal. Embora seja o principal reservatório, o cão não é o único. Animais silvestres, como a raposa e o cachorro-do-mato, também transmitem a doença. Pesquisas já encontraram o agente da Leishmaniose Visceral em gatos, embora se acredite que os felinos sejam mais resistentes ao protozoário. Esta doença já causou mais mortes no homem que a própria dengue, em nove estados brasileiros nos últimos 11 anos.

* Acionistas da Petrobras perderam 21% das suas aplicações em um ano, isto é, no acumulado dos últimos 12 meses. Assim, um investimento de R$10.000 na ação preferencial da estatal tinha, no final de março, R$7.900.

(*) Psicóloga clínica

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por