ARTICULISTAS

Exercício de civismo

No próximo domingo, 7 de outubro, das 8 às 17 horas

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 02/10/2012 às 20:59Atualizado em 19/12/2022 às 17:06
Compartilhar

No próximo domingo, 7 de outubro, das 8 às 17 horas, o eleitor deverá cumprir seu dever nas eleições, que definirão, para exercício nos próximos quatro anos, o prefeito e seu vice, bem como os vereadores. Enquanto prefeito e vice administram a cidade e todos os serviços que ela exige, em especial o acompanhamento da execução de programas e a fiscalização da aplicação de recursos do município, os vereadores fiscalizam contas do Executivo e Legislativo, apontam problemas da comunidade e buscam providências junto a órgãos competentes.

Em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Uberaba, poderá haver segundo turno, em 28 de outubro, caso o candidato a prefeito não consiga 50% dos votos mais um.

Temos ouvido, nos últimos tempos, muitas críticas a políticos ruins, em todos os cargos eletivos. Essa insatisfação popular levou mais de um milhão de brasileiros a conseguirem que se aprovasse no Congresso a Lei da Ficha Limpa (um passo democrático na luta contra a corrupção e a impunidade), que fez se tornarem inelegíveis cidadãos com condenação criminal por órgão colegiado.

Provavelmente com alguma brecha nessa lei, prefeitos conseguiram se inscrever como candidatos à reeleição, apesar de não terem aprovadas as suas contas pelos Tribunais encarregados de fiscalizar a movimentação financeira das Prefeituras. Cabe ao eleitor mostrar o que pensa a respeito, através do voto.

Este é um momento muito oportuno para o eleitor analisar por qual motivo muitos políticos estão ocupando cadeiras nos parlamentos, nos Estados e nas Prefeituras e deixando a desejar com suas condutas. Se os políticos ocupam cargos relevantes para o desenvolvimento de nossa cidade, é porque receberam o voto do eleitor, que conferiu o mandato a eles. Estão trabalhando para o povo, que é quem paga a eles por isso. 

O ato de digitar a opção por um representante será certamente o resultado de momentos de reflexã o eleitor esclarecido tem uma educação política que lhe permite analisar minuciosa e criticamente o currículo de cada candidato antes de votar naquele que irá representá-lo. Uma vez empossados os nossos dirigentes, esse eleitor observa e cobra de todos eles (e não apenas daquele por quem fez a opção) o desempenho no cargo, inclusive acompanhando as reuniões do Legislativo Municipal. 

Voto é arma do povo. E poderosa. Bom voto gera bom político. O voto de favor certamente coloca no cargo os políticos que decepcionarão o eleitor. Temos o direito de escolher os melhores para nossa cidade: políticos dispostos, críticos, sensíveis aos problemas da comunidade e atuantes, que honrarão nossos votos e trabalharão com honestidade e firmeza em benefício do povo.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por