O Brasileirão está chegando à sua reta final e o bicho ’tá pegando.Difícil, neste momento, prever quem pode ficar com o título.
O fato, raríssimo leitor, é que pelo menos quatro times ainda estão na briga. Aliás, se levarmos em consideração campeonatos passados, cinco equipes ainda podem chegar lá.
Falo do Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Santos e Internacional. Este último pode até sair fora da disputa, não porque não tem time para isso e sim porque daqui a alguns dias estará totalmente focado no Campeonato Mundial de Clubes, organizado pela Fifa.
Conhecendo bem a dinâmica da competição, ouso dizer que Atlético-PR e Grêmio-RS ainda podem dar uma beliscada e levantar a taça. Então, vejam bem, já são sete equipes com chances reais de título.
Mas, como tudo na vida, não há certeza alguma sobre o que pode acontecer no futuro do certame. O melhor é trabalhar e aguardar os resultados.
Outra observação que é fato, diz respeito aos discursos baseados no senso comum, os quais afirmam que times que estão lá na ponta da tabela estão “entregando” seus jogos para ver clubes vindos de trás abocanhar o título.
No ano anterior, o Flamengo, campeão após uma arrancada bonita de se ver, foi alvo desse tipo de comentário sem pé nem cabeça.
Se Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, favoritos ao título, tropeçaram na rodada passada, isso mostra o equilíbrio do Campeonato Brasileiro, para muitos, o mais difícil do mundo.
Por outro lado, times que querem chegar ao título não podem vacilar tanto. Com todo respeito aos torcedores dos times da parte inferior da tabela, mas perder pontos contra tais clubes é entregar a conquista do campeonato à sorte.
Seja como for, acredito que o final de semana será crucial para todos os clubes, sejam eles candidatos ao título ou ao descenso.
Exemplo disso é o clássico mineiro, entre Cruzeiro e Atlético. Quem vencer, além de ficar feliz por poder gozar do colega adversário, terá uma semana tranquila. O Cruzeiro, continuará na liderança. O Galo, talvez, enfim, saia da zona da degola.É esperar para ver. É esperar e torcer! Bom final de semana a todos!