ARTICULISTAS

Falando de Comunicação

A importância da comunicação? Quem não se comunica...

Sandra de Souza Batista Abud
sandrasba@uol.com.br
Publicado em 05/07/2012 às 20:19Atualizado em 19/12/2022 às 18:42
Compartilhar

A importância da comunicação? Quem não se comunica...

Não é só o fato de possibilitar ligação entre os indivíduos, a comunicação se insere como importante fator para analisarmos a produção dos discursos que desembocam nos caminhos e descaminhos da humanidade.

O nosso cotidiano é marcado por inúmeras ações que nos colocam diante de múltiplas relações. As diversas conexões que se estabelecem no mundo vivido por meio de normas foram criadas com o objetivo de estabelecer uma linguagem comum em que os indivíduos socializados trocassem experiências.

 Até bem pouco tempo, os homens utilizavam o discurso direto para se comunicar e meios muito limitados e lentos para uma comunicação à distância. No século XX surgem os poderosos e rápidos meios de comunicação de massa (jornal, rádio, TV...) e hoje, com a informática e a Internet, de fato o mundo se transformou em uma “aldeia global”. Mas uma grande questão se coloca: os poderosos meios de comunicação e transmissão de dados de que dispomos estão realmente possibilitando uma maior participação democrática da maioria, ou nos tornamos personagens e reféns de uma “rede”?

A comunicação atua como parte fundamental para a produção e transmissão da cultura. Ela não se resume apenas aos meios de comunicação, mas se amplia a todo nosso modo de ser que varia de acordo com as particularidades de cada sociedade.

A liberdade para pensar e agir está limitada aos espaços comunicativos?

A falta de comunicação é um problema sério cuja racionalidade comunicativa pretende suprir. Para isso, tal racionalidade aparece como uma via para pensarmos em construir uma sociedade pautada na interação dos grupos por meio do diálogo. Esse tipo de racionalidade só seria possível em um momento em que a razão instrumental saísse de cena com o fortalecimento dos interesses múltiplos dos atores sociais.

O ato de compartilhar ideias, experiências e sentimentos é que faz a comunicação ter um importante papel na significação do mundo. A interpretação da realidade é continuamente reinventada pela humanidade por um processo em que esse mundo transformado constantemente ganhe diversos significados. A necessidade de construirmos novas formas de comunicação com valores baseados na reciprocidade é um dos desafios para pensarmos relações sociais mais justas e igualitárias.

(*) Psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por