Sabemos que várias raças hominídeas conviveram
Sabemos que várias raças hominídeas conviveram em um mesmo espaço na história. Entretanto, foi o Homo sapiens sapiens (homem duplamente sábio) que, a partir do seu surgimento, melhor se adaptou substituindo todas as demais espécies.
O que lhe permitiu tal fato?
O que concedeu tamanha hegemonia a esses homens primitivos não foram as armas ou guerras, mas sim a linguagem, isto é, uma forma complexa de comunicação. É interessante notar também que o processo de desenvolvimento de uma criança chimpanzé não se diferencia muito do progresso de aprendizado de uma criança humana até os dezoito meses. Ambas possuem a mesma capacidade de assimilação e conseguem aprender as mesmas coisas. Esse cenário começa a se modificar quando a criança humana aprende a falar. Mesmo as capacidades sendo as mesmas, o pequeno humano se distancia indefinivelmente do símio, graças à faculdade de receber, por meio da comunicação oral, todo o conhecimento acumulado por seus semelhantes.
Esses fatos ilustram a enorme importância da comunicação. É por meio da linguagem que os seres humanos superam a condição de dependência passiva da natureza para a capacidade de manipulação das leis e dos fenômenos naturais a seu favor. Ou seja, avançam na capacidade de desenvolver conhecimento, outrora baseado na reação dos sentidos aos fenômenos evidentes e imediatos.
Ao longo do tempo, com o desenvolvimento da linguagem, o homem adquiriu, além da prática social e produtiva, também a prática simbolizadora. As relações produtivas e sociais ganharam uma dimensão de representação e valor de modo a exercer a função de legitimação das ações práticas. É assim que surge a cultura.
Refletir sobre o papel da comunicação em nossas vidas é observar as ocorrências nos mínimos detalhes, como algo construído no decorrer do tempo, através de escolhas entre produção, interesses, afetos, sentimentos...
Discutir a comunicação na contemporaneidade não é uma tarefa fácil.
E o contexto cultural dominado por tecnologias avançadas da informação, meios de comunicação de massa, jornalismo e publicidade?
(*) Psicóloga clínica