O que é equilíbrio?
Quais são os limites da normalidade mental?
Pessimismo, timidez, teimosia... O que mais incomoda?
O que é ser mentalmente equilibrado?
Existe a possibilidade de mudança?
Os pequenos, mas enervantes traços negativos da personalidade são justamente os mais fáceis de mudar e em qualquer idade. "As pessoas podem nascer com características negativas ou terem tido uma criação que lhes inculcou outras piores, mas elas não precisam passar a vida inteira se sentindo presas a essas armaduras psicológicas", diz Martin Seligman, o psiquiatra americano que reavivou os princípios da psicologia positiva.
A timidez, a teimosia, a dificuldade de concentração e de relacionamento, o temperamento explosivo, a impaciência, a frieza emotiva e o pessimismo são traços negativos da personalidade que podem, com algum treinamento e aprendizado, serem atenuados e até vencidos totalmente. E a idade não é um fator inibidor de mudanças.
O foco, anteriormente na doença, mudou para a saúde mental. Do ponto de vista físico, o contrário da doença é simplesmente a saúde. Mas, na parte mental, saúde é muito mais do que ausência de sintomas.
Como se escolhe parceiros, namorados, esposos, sócios ou funcionários de empresas? Com base em seus traços de personalidade – muito mais preponderantes atualmente, em muitos casos, do que a bagagem cultural acumulada.
O caráter é mais importante que o intelecto. A escolha dos astronautas americanos mostra isto. Os escolhidos estão entre os melhores pilotos de caça dos Estados Unidos. Com relação ao desempenho técnico, todos se equiparam. O que desempata é a personalidade. Os selecionados são pessoas com traços de caráter muito semelhantes e as características usadas pela Nasa para decidir quem será astronauta, quando diante de candidatos igualmente competentes, referem-se à sua personalidade. São capazes de trabalhar em estreita convivência com outras pessoas durante um tempo longo em espaços exíguos. A situação contrária, o isolamento extremo e prolongado, também afeta pouco seu desempenho ou humor. Eles confiam nos outros e nunca reclamam de desconforto. Emoções fortes, positivas ou negativas, produzem neles reações vigorosas, mas não paralisantes. Nunca tomam a iniciativa de falar de suas emoções mais íntimas, porém não se furtam a falar delas quando provocados. Sabem avaliar o estado de espírito das pessoas que os cercam. São ao mesmo tempo agressivos e cuidadosos. Aventuram-se mais, mas se acidentam menos que a média dos pilotos.
Na vida real, as pessoas continuam sendo escolhidas.
(*) Psicóloga clínica