ARTICULISTAS

Falando de inércia

Para os especialistas, é impossível apontar um único motivo que determine a tendência de uma pessoa não...

Sandra de Souza Batista Abud
sandrasba@uol.com.br
Publicado em 21/02/2013 às 08:34Atualizado em 19/12/2022 às 14:36
Compartilhar

O que é inércia?

Existem motivos ou razões que causam inércia?  

Inércia é letargia, preguiça, indolência.

Inércia é inatividade, torpor.

Inércia é lassidão da vontade.

Inércia é falta de ação.

Inércia é apatia, negligência, ociosidade.

Inércia é prostração de forças.

Para os especialistas, é impossível apontar um único motivo que determine a tendência de uma pessoa não conseguir assumir responsabilidades. Entre muitas razões causadoras da inércia podemos destacar a dependência, o acúmulo de tarefas, a autossabotagem, o papel de vítima, a depressão e a inatividade...

Depender dos outros na vida adulta é uma característica de personalidade que vem da infância e que não mudou com o crescimento. Isso está ligado ao fato de transferir as responsabilidades, de culpar os outros por não ter conseguido algo.

O acúmulo de tarefas leva muita gente a não tomar decisões por causa de uma sobrecarga de incumbências que assume. Não é raro as pessoas colocarem a culpa em algo ou em alguém. Com o tempo, eles enxergam que são elas mesmas as causadoras da estagnação do seu desenvolvimento.

A autossabotagem está ligada ao potencial de realizar algo. Mesmo conhecendo o problema a ser resolvido, é mais fácil transferir os deveres para outros impasses psicológicos.  Eles são consequências de traumas emocionais e, por isso, impossibilitam a solução de algo, às vezes, simples.

O papel de vítima é outra forma de sabotagem. A pessoa sempre joga a culpa no outro ou na vida, mostrando que não tem as condições necessárias para resolver o conflito. Adotar o papel de vítima demonstra falta de habilidade e pode se tornar um vício de conduta. O indivíduo não percebe o que faz consigo mesmo.

 A depressão é uma doença que deixa qualquer um sem condições de conduzir a própria vida. O depressivo não tem esperança nem forças para seguir em frente. Apesar de muitas vezes estar vivendo situações dolorosas, elas são mais confortáveis do que aventurar-se em algo novo. Ter apenas desejos de sair da passividade não basta. É preciso maturidade, determinação e coerência entre emoção e atitude.

Deixar de tomar uma atitude só piora o problema. Este comportamento é perfeito para quem protela a dieta e depois se culpa por estar além do peso. Enquanto você acha que algum milagre vai acontecer, o ponteiro da balança continua subindo. Resultad a autoestima é minada e você fica sujeito a novas sabotagens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por