Parar de fumar... Que cigarro faz mal à saúde, muito mal, os fumantes sabem, mas assumem os riscos e continuam com o hábito.
E por que não param de fumar?
O que faz com que os indivíduos continuem fumando é uma rede muito complexa de fatores que envolve desde o próprio vício físico provocado pela nicotina até uma relação psicológica com o tabaco e os rituais associados ao fumo. Parar de fumar não é nada simples.
O tabaco é originado de uma planta cujo nome científico é nicotiana tabacum.
O tabagismo não envolve somente o cigarro comum, engloba o charuto, o cachimbo, o cigarro de palha, o marguilé, o fumo de rolo (para mastigação) e o rapé (para aspiração), todos bastante nocivos à saúde.
4.700 substâncias tóxicas são encontradas no cigarro. Entre elas estão o alcatrão – mistura de mais de 40 substâncias cancerígenas, entre os quais, o arsênico, o polônio 210, o carbono 14, o níquel, o chumbo, o benzopireno, o cádmio, a dibenzoacridina, além de outros compostos químicos e agrotóxicos; o formol – conservante de cadáver; o monóxido de carbono – substância que sai dos escapamentos de motores, diminui o transporte de oxigênio até as células, levando à necrose celular e infarto; a terebentina – diluente de tinta a óleo; a acetona – removedor de esmalte; a naftalina – veneno para baratas; o fósforo P4/P6 – usado em venenos para ratos; a amônia – desinfetante de pisos e azulejos; a nicotina – grande causadora de dependência.
As substâncias prejudiciais à saúde do homem são encontradas não só no cigarro, mas também em todas as formas disfarçadas de consumo do tabaco, como o fumo de rol tabaco torcido e enrolado em natura, responsável por retração e inflamação das gengivas, cáries, queda dos dentes e leucoplasia (lesão pré-maligna da cavidade oral), entre outras doenças. Mascar fumo causa câncer de boca, laringe, esôfago e estômago; rapé (tabaco em pó), que causa irritação na mucosa nasal quando aspirado. Este costume muito usado no passado, está sendo apreciado pelos jovens europeus, atualmente; marguilé, também chamado de cachimbo d’água e está associado à bronquite, enfisema, câncer de pulmão, de boca e de bexiga. A fumaça de um marguilé corresponde a 100 cigarros fumados ao mesmo tempo; bidis (cigarros aromatizados) sem filtro, cujo nível de monóxido de carbono é três vezes maior que o do cigarro e o de alcatrão é 5 vezes maior; cigarro eletrônico, de venda proibida no Brasil, contém substâncias cancerígenas, que dão sabor ao fumo; charuto, provoca câncer de esôfago e laringe e doenças na boca; cigarrilha, altos teores de nicotina; cigarros aromatizados, concentração maior de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono; cigarro de palha, com alto teor de nicotina; cachimbo, traz mais riscos de câncer na boca, na laringe e no esôfago.
O fumante encontra vários motivos para acender um cigarro.
(*) Piscóloga clínica