ENGAJAMENTO

7 dicas para otimizar seu perfil no Instagram e destacá-lo entre os demais

Otimizar seu perfil no Instagram é a primeira coisa que você deve se preocupar para superar os concorrentes da marca na rede social.

Publicado em 20/02/2024 às 09:24
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Ser organizado é uma das premissas para chegar a um lugar de destaque no Instagram. O que começa por otimizar seu perfil. É preciso “arrumar a casa” para receber visitantes da melhor maneira possível.

Quando criam uma conta no Instagram, profissionais e empresas não veem a hora de criar publicações, ganhar seguidores e fortalecer o engajamento em sua proposta na rede social.

Contudo, é bom segurar um pouco a ansiedade por ter resultados. Uma vez que, para alcançar seus objetivos na plataforma, todas suas ações devem ser bem pensadas.

Em outras palavras, é necessário ser estratégico. Até porque, há uma forte disputa entre as marcas no Instagram para conquistar a atenção dos usuários. Assim, só quem mostra diferenciais consegue se destacar.

Tudo começa pela organização. Antes mesmo de convidar o público a segui-lo, você tem que “arrumar a casa”, isto é, organizar seu perfil. É justamente isso que vai te dar a visibilidade que você busca no Insta. 

7 dicas para otimizar seu perfil no Instagram e torná-lo muito mais atrativo

Para te ajudar a otimizar seu perfil, listamos abaixo 7 dicas valiosas para torná-lo muito mais atrativo. São práticas que vão deixar sua “casa” completamente arrumada para atender o público. Confira!

1. Seja preciso na biografia

Primeiramente, seja preciso na escrita da biografia do perfil. O Instagram fornece um espaço bastante curto ― 150 caracteres ― para você dar um resumo sobre a atividade da marca na rede social. Por isso, aproveite-o bem.

Geralmente, os perfis comerciais da plataforma destacam sua identidade e propósito na biografia. Brevemente, falam sobre quem são e o que podem agregar na vida do público.

Além disso, o ideal é separar as informações em tópicos. Em uma frase, diga quem você é. Na outra, diga o que você faz. Então, crie um CTA (Call To Action) para o visitante acessar links ou botões de contato.

2. Use bem o espaço de inserção de link

Na maioria das vezes, marcas se posicionam no Instagram para capturar leads. Ou seja, formar uma lista de contatos com os seguidores engajados no perfil da rede social.

Desse modo, uma boa prática para otimizar seu perfil é usar bem o espaço de inserção de link. Adicione um endereço que direcione o público para seu site ou landing page, por exemplo.

Com isso, você pode estreitar os laços com os consumidores até transformá-los em clientes. Inclusive, dá para colocar mais de um link abaixo da biografia. Basta usar um organizador de URLs. Lnk.bio, Milkshake, Linktree, entre outros.

3. Adicione botões de contato

Além de bons links, disponibilizar botões de contato no perfil é uma excelente maneira de aprofundar o relacionamento entre marca e seguidores. Entre as possibilidades, estão:

  • número de telefone comercial;
  • Whatsapp;
  • e-mail.

Neste caso, o público tem opções diretas de se comunicar com a marca para obter informações, tirar dúvidas ou até mesmo comprar suas soluções. Ou seja, você simplifica o engajamento de potenciais clientes em sua proposta.

4. Crie destaques relevantes

Os destaques no Instagram são uma funcionalidade em que você transforma bons Stories já publicados em conteúdos permanentes. Ou seja, sempre acessíveis para o público.

Se bem organizada, a esteira de destaques vira uma extensão das frases postas na bio da conta. Isso porque, apresentam em detalhes a identidade e propósito da marca na rede social.

Depoimentos de clientes, dúvidas comuns, certificações, são ótimas categorias de destaque. Uma vez que, mostram na prática a capacidade do profissional ou empresa de atender determinadas necessidades do público.

5. Siga à risca a formatação de fotos e vídeos do Instagram

Já nas publicações, siga à risca a formatação de fotos e vídeos do Instagram. Cada formato de conteúdo da rede social tem uma proporção pré-estabelecida. Se for ignorada, a qualidade dos arquivos de mídia diminui consideravelmente.

O Instagram força a imagem a entrar no padrão, isto é, faz cortes nas laterais da foto ou vídeo para encaixá-lo no tamanho ideal. Então, as publicações deixam a desejar no aspecto visual.

Em posts de Feed, por exemplo, o impacto é grande. A aparência dos conteúdos perdem resolução, enquadramento e organização. Sendo assim, não passa uma impressão nada boa para o público.

6. Tenha uma identidade visual consistente

Falando em aparência, ter uma identidade visual consistente é essencial para otimizar seu perfil. Todas as publicações devem conversar umas com as outras esteticamente para aumentar a conexão do público.

Conteúdos com os mesmos elementos visuais facilitam a memorização. Com isso, seguidores reconhecem a marca imediatamente quando vê alguma postagem recente.

Consequentemente, a confiança e lealdade do público é reforçada ao longo do tempo. Dessa forma, selecione cores, tipografia e formas que representam a identidade da marca. Então, use-os em toda a comunicação na rede social.

7. Selecione as melhores publicações para fixar

Há algum tempo atrás, o Instagram liberou a opção de fixar publicações no topo do perfil. Mesmo quando você compartilha novos conteúdos, os posts fixados continuam em destaque.

Nesse sentido, escolha as melhores postagens da conta para fixá-las. De preferência, àquelas que mostram momentos importantes, conquistas ou resultados, por exemplo.

Elas podem ser um ótimo cartão de visitas para convencer quem entrar no perfil da marca a segui-la. Por isso, selecione cuidadosamente as fotos ou vídeos que vão estar na “vitrine” do Feed.

Conclusão

Por fim, otimizar seu perfil é fundamental para destacá-lo entre os demais na rede social. Embora alguns não se preocupem com a organização da conta, essa deve ser a prioridade para você conquistar seus objetivos na plataforma.

É justamente “arrumando a casa” que você consegue comprar seguidores engajados com o FollowTurbo. Assim como, ampliar o alcance das suas postagens. Afinal, você recebe os visitantes do que jeito que merecem e cativa sua atenção.

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