GERAL

Bombeiros propõem telefone único com o Samu e polícia

Segundo o tenente-coronel Mateus Queiroz os dois órgãos estão trabalhando para evitar deslocamentos desnecessários

Publicado em 04/10/2009 às 23:39Atualizado em 20/12/2022 às 10:18
Compartilhar

É comum em casos de acidentes e tragédias, pessoas acionarem os serviços do Corpo de Bombeiros e Samu, na busca por socorro imediato. Em várias oportunidades, as unidades de atendimento chegam juntas ao local do incidente e, em outras, uma das equipes volta para a base, sem precisar fazer o trabalho, podendo até mesmo ter deixado de atender outra ocorrência.

Apesar disso, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiro Militar de Uberaba, tenente-coronel Mateus Queiroz, avalia que casos como estes são cada vez mais raros. Segundo ele, os dois órgãos estão trabalhando em conjunto e se comunicando para evitar deslocamentos desnecessários. Porém, o comandante destaca que o ideal seria um único número para atender e filtrar todas as ocorrências, como acontece nos Estados Unidos, por exemplo, em que os serviços de ambulâncias, bombeiros e polícia são acionados pelo número 911. “Essa central única agiliza o atendimento e estamos trabalhando para que isso também funcione por aqui”, salienta.

Por outro lado, quando se tratar de casos que pendam para atendimentos clínicos, o ideal é acionar o Samu, o que não impede de chamá-los para atender uma vítima de atropelamento, por exemplo. “Em um acidente automobilístico, com vítimas presas às ferragens, os Bombeiros possuem o material para retirá-las. Mas, é comum trabalharmos em equipe, ao lado do Samu, já que o objetivo é o mesm prestar o melhor atendimento e salvar vidas”, esclarece o comandante, para quem o fato de ter duas equipes trabalhando no atendimento, só serve para deixar a população ainda mais segura. “Essa unificação de esforços é imprescindível”, completa.

Para acionar o atendimento do Samu, a pessoa deve ligar para o número 192, enquanto que discando 193, o atendimento será feito pelo Corpo de Bombeiros. “Se não for uma ocorrência específica, o atendimento será encaminhado. Sem atendimento as pessoas não podem ficar”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por