Diminui o tempo de espera pela Carteira de Trabalho.
O documento, que agora é digital, vem sendo confeccionado em Uberaba há pouco mais de dois meses. Entretanto, o Ministério do Trabalho enfrentou algumas dificuldades. O prazo para a entrega chegou a ser de 30 dias. Porém, foi possível se adequar e hoje a Carteira de Trabalho chega às mãos do cidadão em torno de 15 dias, prazo estipulado em nível nacional.
A carteira é feita através de um trabalho conjunto entre a Unidade de Atenção Integrada, Sine e o Ministério do Trabalho. A Uai e o Sine recolhem as informações, os dados do trabalhador, encaminha ao Ministério do Trabalho, que confecciona o documento e envia novamente a unidade para que seja entregue. Mas, o processo chegava a demorar um mês, o que gerou insatisfação aos usuários que precisam do documento para começar o trabalho.
Por semana, a UAI encaminha ao órgão cerca de 250 protocolos, e por mês a média é de 1,3 mil. Todas as quintas-feiras as carteiras são revisadas pelos funcionários da UAI, junto com os do Ministério. Em caso de erro, é possível repará-lo. Em seguida, do documento é liberado.
O gerente regional do Ministério do Trabalho, Geraldo Salvador, revela que as pendências já estão resolvidas. “O programa instalado já está funcionando e não precisamos mais fazer as carteiras manualmente, isto é, digitando uma por uma, o que gerava atrasos. Entretanto, a falta de funcionários no Ministério ainda é um empecilho. Este é um problema que vamos equacionando ao poucos”, explica Geraldo, ressaltando que, se carteira demorar mais de 15 dias para ficar pronta, é porque existem problemas no PIS ou erros que causam impedimento.