Nem mesmo a chuva na tarde de ontem impediu que mais de 15 mil pessoas passassem pela paróquia de Nossa Senhora da Aparecida durante esta segunda-feira para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil. O grande movimento foi registrado durante todo o dia, inclusive no momento do aguaceiro.
A comemoração se iniciou no dia 3 desse mês, quando cerca de 140 cavaleiros fizeram a cavalgada nos arredores da cidade. Foi feita também uma novena durante os dias que antecederam a festa e, de acordo com Gilda Magela, integrante da equipe de liturgia da paróquia, o fluxo foi de aproximadamente 600 pessoas por celebração nestes nove dias.
Ontem a festa começou às 6h, com a alvorada festiva e a primeira oração à Santa, ao som da banda do 4º Batalhão da Polícia Militar. Neste momento, foram lançados os primeiros foguetes e, logo em seguida, os fiéis lotaram a igreja já na primeira missa, celebrada às 6h30.
Ao todo foram sete celebrações ao longo do dia, com intervalo de uma hora e meia entre cada uma. Lindomar Tomaz, um dos organizadores da festa, conta que nem mesmo a chuva forte no início da tarde afastou os fiéis. “Durante todas as seis missas a igreja esteve lotada, inclusive na hora da chuva”, afirma.
As celebrações foram encerradas às 17h30, com a missa presidida pelo pároco da igreja, José Fontes, com a presença mais de oito mil pessoas. A coroação da padroeira do Brasil aconteceu depois que a imagem percorreu algumas ruas nos arredores da igreja, encerrando assim o festejo religioso. A quermesse da igreja no salão interno deu continuidade às comemorações, com praça de alimentação, brincadeiras, bingo e leilões.
“Este ano, pudemos contar com uma equipe de apoio de 200 voluntários na festa, e todo o dinheiro arrecadado será destinado para as obras sociais da igreja, além de uma instituição social, para onde será doada uma parte deste dinheiro”, afirma Gilda.