Chuvas registradas este mês trazem boas perspectivas para o setor rural. A avaliação é do secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, calculando que 1/3 das lavouras de grãos já está parcialmente preparado para o plantio.
Segundo José Humberto, o total de chuvas até agora não é suficiente para iniciar o cultivo, mas representa um bom começo para a safra 2009/2010, pois setembro tem registrou as maiores precipitações dos últimos 20 anos.
O secretário salienta que os grandes produtores de grãos começaram a preparar as lavouras antecipadamente em agosto e setembro, com aplicação de calcário para correção do solo. Segundo ele, Uberaba deverá ter 90 mil hectares de soja plantada e 52 mil hectares de milho para este ano agrícola. “Dessa área, um terço foi preparado com corretivos no período que antecede as chuvas”, calcula.
Segundo o titular da Agricultura, a plantação deverá se intensificar a partir do fim de outubro até o dia 15 de dezembro, principalmente por causa dos pequenos produtores que preferem esperar para fazer o plantio. “Se o mercado persistir nessa tendência, é provável aumento na área de soja porque o preço está atrativo. E se o milho continuar baixo, as áreas serão ocupadas por lavouras de soja”, analisa.