Tatiana Sampaio, responsável pelo desenvolvimento da polilaminina, estará no IFTM para a Mostra Mulheres Extraordinárias, com entrada gratuita
A primeira convidada desta edição já é considerada um dos destaques da ciência brasileira, devido à relevância e aos resultados promissores de sua pesquisa, ainda em fase experimental. (Foto/Divulgação)
A cientista Tatiana Sampaio, responsável por liderar a pesquisa que resultou no desenvolvimento da polilaminina — molécula com potencial para promover a recuperação total ou parcial de movimentos em pessoas com lesão na medula espinhal — estará em Patrocínio, mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, para participar de um evento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A pesquisadora integra a programação da Mostra Mulheres Extraordinárias, que será realizada no dia 12 de março, com entrada gratuita e aberta tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento científico e valorizar trajetórias femininas de destaque.
De acordo com a professora Bianca Gonçalves, coordenadora do projeto, a mostra tem como objetivo dar visibilidade a histórias de mulheres cujas contribuições nem sempre são reconhecidas. Segundo ela, Tatiana Sampaio já desponta como um dos principais nomes da ciência nacional, diante da relevância e do caráter inovador dos resultados alcançados por sua pesquisa, ainda em fase experimental.
A escolha da cientista foi feita a partir de indicação dos próprios estudantes do IFTM. Após uma votação interna, o nome de Tatiana foi o mais escolhido. Bianca explicou que o convite foi intermediado por docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde a pesquisadora atua.
Tatiana Coelho Sampaio é bióloga e coordena o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Desde 1997, dedica-se ao estudo da polilaminina, desenvolvida em laboratório, que é uma versão sintética da laminina, proteína naturalmente produzida pelo organismo humano.
No início de 2026, após quase 30 anos de estudos, a pesquisa avançou para uma nova etapa: o composto tornou-se um medicamento totalmente desenvolvido no Brasil e recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase 1 de testes clínicos em humanos.
A Mostra Mulheres Extraordinárias contará com dois momentos distintos: um encontro voltado aos estudantes do instituto e outro aberto à comunidade em geral. A programação também será transmitida ao vivo pela internet, ampliando o alcance do evento.
Para participar presencialmente, será necessário realizar inscrição prévia, já que as vagas são limitadas. O link para inscrição será divulgado nesta sexta-feira (20), durante uma coletiva de imprensa no campus do IFTM. Segundo a coordenação, desde o anúncio da participação de Tatiana Sampaio, a procura tem sido intensa.