BALANÇO

Compras pela internet somaram R$ 9,3 bilhões na Black Friday; 28,5 mil golpes foram evitados

Segundo a pesquisa, houve alta no volume de pedidos, que atingiu 17,9 milhões, 13,1% maior que no mesmo período do ano passado

O Tempo
Publicado em 03/12/2024 às 10:03
Compartilhar

O e-commerce brasileiro registrou mais de R$ 9,3 bilhões em vendas durante a Black Friday. O montante foi contabilizado entre quinta-feira (28) e o último domingo (1). O ticket médio de compras foi de R$ 519,75, uma redução de 2,3% frente a 2023. Em comparação ao último ano, o faturamento teve um aumento de 10,5%, conforme levantamento da plataforma Hora a Hora da Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale. 

Segundo a pesquisa, houve alta no volume de pedidos, que atingiu 17,9 milhões, 13,1% maior que no mesmo período do ano passado. No âmbito das fraudes, nesse mesmo período, o comércio eletrônico registrou cerca de 28,5 mil tentativas, totalizando aproximadamente R$ 45 milhões em golpes evitados. O valor representa uma queda percentual de 13% em relação a 2023. 

Nesse intervalo, as cinco categorias com maior impacto financeiro foram: instrumentos musicais (4,20%), games (4,02%), informática (2,62%), eletrônicos (2,22%) e celulares (2,20%). O ticket médio das fraudes foi de R$ 1.576,75, um aumento de 18% comparado a 2023. Os resultados refletem suspeitas de fraude; os números são dinâmicos e podem sofrer alterações após um período, quando ocorre a confirmação da tentativa.
 
“O comportamento digital do brasileiro evoluiu, priorizando praticidade e diversificação, que junto a combinação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro e o foco das empresas em itens de consumo rotineiro favoreceu a alta nas vendas, ampliando o efeito da Black pelo comércio por todo o final de semana. Agora, estamos caminhando para a segunda-feira de Cyber Monday, período em que golpistas também estão à espreita. É de suma importância permanecer vigilantes”, comentou Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
 
Ainda segundo o levantamento da plataforma Hora a Hora, os cinco produtos mais vendidos no período foram: eletrodomésticos (15,9%), eletrônicos (11,4%), telefonia (9,4%), moda e acessórios (7,3%) e ar e ventilação (6,3%). No e-commerce, os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito (63%), seguido por PIX (25,5%), boleto bancário (7,4%) e outros (4,2%), que incluem e-wallets, cashback, débito e vales.
 
Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (51,2%), seguido por homens (48,8%). Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,4%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,1%), acima de 51 anos (18,2%) e até 25 anos (9,4%).

Fonte: O Tempo 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por