O Gmail, serviço de correio eletrônico do Google, está sendo alvo de "grande esquema de phishing", segundo confirmou
O Gmail, serviço de correio eletrônico do Google, está sendo alvo de "grande esquema de phishing", segundo confirmou a própria companhia nesta terça-feira (6), à rede BBC.
A BBC teve acesso a duas listas que traziam detalhes de mais de 30 mil nomes e senhas que foram postados on-line.
"Recentemente, tomamos conhecimento de um grande esquema de phishing, através do qual os hackers obtiveram credenciais de usuários para contas de e-mail baseadas na web, incluindo as do Gmail", disse um porta-voz do Google.
"Assim que ficamos sabendo do ataque, forçamos redefinições de senha nas contas afetadas. Continuaremos a forçar essas alterações de senha em contas adicionais quando tomarmos conhecimento delas", continuou o representante da gigante de buscas.
Hotmail. Nesta segunda-feira (5), o site Neowin divulgou que os e-mails e senhas de milhares de contas do serviço Windows Live Hotmail, da Microsoft, foram publicadas on-line. De acordo com a página – citada em uma reportagem da BBC –, um usuário anônimo postou os detalhes das contas no dia 1 de outubro, no pastebin.com, um site usado para desenvolvedores compartilharem trechos de códigos. Os dados já foram removidos do site.
Entre as extensões de e-mail que tiveram dados publicados na Internet estão @hotmail.com, @msn.com e @live.com. Ainda de acordo com o site, a lista continha informações de cerca de 10 mil contas iniciadas com as letras “a” e “b”. Por isso, é possível que haja ainda outras listas.