Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em alguns dos principais destinos indutores mineiros, municípios que são trabalhados para se tornar padrão de qualidade para o turista nacional e internacional, apontou grande movimentação de turistas nas férias de julho. E, em Araxá, no Alto Paranaíba, os resultados foram notáveis.
O Grande Hotel de Araxá, o mais tradicional estabelecimento do município, deverá manter a ocupação média de 95% que vem registrando desde o dia 2 de julho até o fim deste mês. No restante da rede hoteleira, o índice não é tão alto, mas deixou a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico satisfeita. Ela estima que o mês de julho será fechado com taxa de ocupação média de 68,45% nos 15 principais hotéis da cidade.
No restante dos destinos indutores, a taxa de ocupação nos estabelecimentos de hospedagem alcançou a média de 70% na primeira quinzena do mês, com picos de 100% nos fins de semana. A tendência é aumentar ainda mais até o fim do mês.
A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, avalia que o bom desempenho pode ser explicado por uma série de fatores, além das férias escolares. “Mantemos uma política bem definida de promoção e divulgação de Minas para os mercados nacional e internacional. Também incentivamos a formatação de novos.”