Comércio de eletrônicos assegura crescimento de 10% nas vendas em Uberaba. A importação cada vez mais...
Comércio de eletrônicos assegura crescimento de 10% nas vendas em Uberaba. A importação cada vez mais facilitada de produtos com novas tecnologias em aparelhos como iPad e iPhones colabora para acelerar as vendas, bem como o mercado de games, que, segundo estimativas, cresceu 20% em relação ao ano anterior. Já a procura por redes sem fio e produtos relacionados é 300% superior à registrada no mesmo período de 2011.
Segundo um dos sócios-gerentes de loja do setor, Wanderson Correia de Oliveira, as vendas deram um salto por causa dos produtos novos que chegaram ao mercado. “As pessoas utilizam-se bastante desses produtos para o trabalho. Por conta disso, o crescimento nas vendas foi de 20%, este ano”, analisa.
Wanderson comenta, ainda, que é complicado fazer previsões para os próximos meses, já que, segundo ele, diversos fatores podem interferir no valor final do produto. “Tanto pode cair um pouco como pode continuar acelerando. Tudo depende dos produtos lançados. Os preços de compra desses lançamentos estão mais acessíveis e as tecnologias chegam cada vez mais rápidas aos consumidores. No caso de computadores, os mais baratos são aqueles com as configurações já definidas de fábrica, inclusive até com o sistema operacional instalado”, explica.
De acordo com o proprietário de outra loja do setor, Ananias Donizete de Paiva, o aumento nas vendas no primeiro semestre também ficou na casa dos 20%. O setor de produtos ligados ao entretenimento foi o maior responsável por esta porcentagem – com a participação em torno de 70% - especialmente em videogames como o modelo Xbox. Esse crescimento, segundo o empresário, vem sendo registrado há vários anos.
Com a proximidade das festas de fim de ano, Ananias calcula aumento nas vendas entre 30% e 40% no setor de informática em geral.
O proprietário acredita que existe mais um motivo para o aumento na venda destes produtos, além das novas tecnologias. “Hoje se investe na família. O pai dá um videogame, um tablet, um iPad ao filho para tirá-lo da rua. É o conforto da família, é o novo lazer desta família”, salienta.