O Natal deste ano projeta crescimento de 5% a mais em comparação com o ano passado, ou seja, abertura de 147 mil vagas em todo o país
Com a aproximação do Natal e das festas de fim de ano, vários setores da economia estão se preparando para as contratações deste período. Algumas empresas projetam crescimento em relação ao ano anterior.
Considerada a data mais importante para o comércio e a indústria, o Natal deste ano projeta crescimento de 5% a mais em comparação com o ano passado, ou seja, abertura de 147 mil vagas em todo o país. Esta é uma estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis (Asserttem). Pelo levantamento, os jovens em situação de primeiro emprego deverão preencher 28% das vagas.
Uberaba também seguirá as mesmas projeções. De acordo com a empresária do setor de confecções, Mônica Silveira, o setor está bem aquecido e ela acredita que as vendas superem a marca de 30%, registrada no ano passado. A expectativa é de contratação de mais duas pessoas para trabalhar no atendimento aos clientes. Ambas têm a possibilidade de integrar o quadro de funcionários da empresa. “Atualmente, o comércio está carente por pessoas que saibam vender, e não simplesmente mostrar o produto com cara fechada”, relata.
No setor de departamentos, o gerente de uma loja, João Batista Taveira, afirma que o crescimento de trabalhos temporários será superado. Ano passado, houve a contratação de aproximadamente sete vendedores. Para este ano, já foram contratados dez e há possibilidade de mais contratações.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), a expectativa é de que 40% dos trabalhadores contratados em todo o comércio sejam efetivados, seguindo
a mesma tendência de 2010.
Ainda de acordo com a Asserttem, 30% das contratações temporárias serão no comércio e nas indústrias de bens de consumo, como alimentos, bebidas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papel. A maioria dos trabalhadores contratados, cerca de 70%, terá até 39 anos. O sexo feminino deverá ocupar 35% das vagas abertas.