Novas auditorias para a certificação de fazendas, que autorizam as exportações para a União Europeia, devem acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Uberaba.
Minas Gerais foi o estado pioneiro na implementação do serviço de rastreabilidade, em 2008. Mesmo com a implantação e evolução desse serviço nos demais estados, Minas permanece com o maior número de propriedades exportadoras.
O estado mineiro lidera a lista de propriedades que exportam para a União Europeia (UE), desde 2008. Minas possui o maior número de criadores aptos a exportar carne no país, com 566 estabelecimentos rurais. Representando 26% das 2.210 propriedades em todo o Brasil, seguido de Goiás, com 23%, e Mato Grosso, com 20%.
Segundo o coordenador do IMA em Uberaba, Rony Adolfo Hein, as auditorias nas propriedades acontecem constantemente. “Um grupo da União Europeia deve visitar a região ainda neste primeiro semestre. E o Triângulo Mineiro lidera a exportação internacional no estado”, completa.
Segundo dados do IMA, o Triângulo Mineiro é responsável por 19,4% dessas fazendas autorizadas a fornecer animais para frigoríficos exportadores, seguido pela região do Alto Paranaíba, com 8,1%; Norte de Minas, com 6,8%, e por fim Leste de Minas, com 4%.