COMÉRCIO

Fecomércio MG aponta avanço nas vendas no varejo do Estado

Volume de vendas cresceram 1,9% na comparação entre novembro de 2024 e o mesmo mês de 2023

O Tempo
Publicado em 14/01/2025 às 15:41
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O varejo restrito de Minas Gerais avançou 0,5% em novembro depois de registrar queda de mesmo percentual em outubro, sendo que no país houve recuo de 0,4% no mês. Os números estão na análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG utilizando os dados mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.

Em novembro, segundo a Fecomércio, as quatro frentes de análise: mês corrente, novembro 2024 x novembro 23, acumulado no ano e últimos 12 meses, apresentaram alta no volume de vendas no varejo restrito no Estado. O comércio restrito envolve todos os bens de consumo, com exceção de materiais de construção e automóveis. O varejo ampliado é composto por vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A alta do varejo restrito no Estado em novembro, de 0,5%, só não foi acompanhada por dois grupos de bens. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram queda de -2,2%, assim como móveis e eletrodomésticos (-2,8%).

Na comparação entre o volume de vendas do varejo restrito de novembro de 2024 e novembro de 2023, de 1,9% no Estado, é resultado do forte crescimento do comércio de móveis e eletrodomésticos (10,7%), tecidos, vestuário e calçados (6,1%), artigos farmacêuticos, médicos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,3%).

"O volume de vendas do varejo restrito no acumulado do ano até novembro em Minas, de 3,8%, expressa o crescimento do grupo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com evolução de 48%. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram alta de 12,7% e outros artigos de uso pessoal e doméstico, 9,7%", informou a entidade.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “Os elementos que contribuíram para os índices do varejo restrito positivos observados no Brasil e em Minas Gerais, estão conectados a um mercado de trabalho em expansão e a black friday”. “De acordo com o monitor realizado pelo núcleo de pesquisa e inteligência da Fecomercio MG, 40,8% dos participantes da pesquisa relataram aumento nas vendas durante a Black Friday, sendo assim um dos fatores que contribuiu para a variação positiva de 3,8% no varejo restrito em Minas Gerais no ano. Apesar das altas taxas de juros praticadas no mercado (SELIC a 12,25% a.a.) e da tendência de crescimento da inflação, que se encontra em 4,83% no acumulado em 12 meses, afetando o poder de compra do consumidor, o setor demonstrou sinais de recuperação. Ainda, foi capaz de promover a geração de novos empregos com as contratações dos temporários, para atender o aumento no volume de vendas no período, o que impactou positivamente diversos setores de comércio e serviços,” esclarece Gonçalves.

Fonte: O Tempo.

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